O Alexandre Xavier é cabeleireiro e especialista em escova definitiva e o melhor, faz um alisamento sem usar formol. Eu já conhecia o trabalho dele aqui em Curitiba, mas fiquei surpresa ao saber que este era o Plano B do Alexandre. Sim, antes de lidar com tesouras e pincéis ele era bom mesmo é na faca, era açougueiro.
Alexandre nasceu em uma família de comerciantes. Já aos 12 anos trabalhava na padaria ajudando o pai, depois tiveram um açougue. O Alexandre se tornou sócio, ficava de manhã no açougue e tinha as tardes livres. “Me sentia ocioso com a situação e comecei a procurar alguma coisa a mais pra fazer”. Por um tempo ele negociou carros, mas não era bem isso que queria. Um belo dia viu no jornal o anúncio de uma escola de cabeleireiro. Como bom empreendedor, sabia que o ramo de serviços era promissor e se inscreveu.
Mas a ideia inicial não era exatamente ser cabeleireiro e sim dono de salão, e por pouco ele não comete um erro. Além de ter se apaixonado pelo ofício, o Alexandre percebeu que não é possível montar um negócio para deixar na mão de terceiros. Começou a fazer cursos e mais cursos e buscava um diferencial quando, fez o curso de escova definitiva. Decidiu que iria se especializar.
Hoje ele tem mais de mil clientes só de alisamento e algumas vem de São Paulo, Rio de Janeiro e até Goiás, para alisar os cabelos no salão do Alexandre, em Curitiba. O cabeleireiro faz uma campanha forte contra o formol usado em escovas progressivas e diz que só quem não tem informação faz esse tipo de alisamento. “Na minha escova definitiva só uso produtos reconhecidos pela Anvisa que não são nocivos à saúde”, explica.
Nessa altura você deve estar perguntando do açougue, né? Durante uns 5 anos ele ainda trabalhou nos dois, mas depois teve que escolher e ficou mesmo com o salão. Hoje muitas clientes brincam dizendo que fazem o cabelo com o antigo açougueiro.
As dicas do Alexandre
-Não abra um salão de beleza para depender dos outros. Aqui no meu salão eu sou a principal mão de obra, assim não perco as rédeas do negócio, lembre que você vai trabalhar com profissionais autônomos.
-Se informe ao máximo antes de abrir qualquer negócio, estude o mercado, avalie se seu produto ou serviço vai ter um preço competitivo e escolha muito bem a localização do ponto.
-O seu serviço ou produto é o seu carro chefe. Faça o melhor e tenha paciência porque um vai falar pro outro e uma hora vai dar certo. No meu caso, a minha cliente é a melhor propaganda
(41) 30150104