Se formou em Direito, mas encontrou sucesso e realização com uma floricultura

28 de maio de 2016 por Vanessa Brollo

Ter uma floricultura não estava nos planos da Márcia Carazzai. Formada em Direito ela sabia que não queria exercer a profissão porque sonhava sim em ter um negócio próprio, mas ainda estava fazendo pesquisas quando decidiu fazer um curso de hidroponia. Só que o curso acabou sendo cancelado e no lugar ofereceram outro: Como montar sua floricultura. “Foi amor à primeira vista. A semente tinha sido lançada”.  Quando surgiu a oportunidade de ocupar um imóvel da família para montar um negócio, ela não teve dúvidas e avisou que ia abrir uma floricultura. Depois de tomar a decisão, o empreendimento começou a tomar forma e foi no Sebrae que encontrou as informações e cursos que precisava.“Realizei uma incansável pesquisa, montei o plano de negócios e iniciei a empresa com um pequeno capital, mas com a grande convicção em meu prrojeto.

Foto: Edna Froes

Foto: Edna Froes[/caption]

Depois que abriu a empresa, Márcia percebeu que precisava oferecer diferenciais e começou a investir em arte floral. Novamente foi atrás de capacitação.Fez  cursos, inclusive no exterior e passou o que aprendeu  para os colaboradores que também estão sempre se atualizando. A floricultura da Márcia é um sucesso e um dos motivos, segundo ela, é que desde o início deu o tratamento de empresa ao negócio, começando pela seleção de fornecedores e produtos e também desenvolvendo planilhas de controle de todos os processos da loja. A empresária também desenvolveu sistemas de controles e perdas, de conservação, manutenção e orientação para que os clientes continuassem a conservar suas flores em casa permitindo uma durabilidade um pouco maior que o dos concorrentes. “Acredito que as empresas que sobreviverão no futuro não são apenas as que mais vendem e sim aquelas que melhor resolverem os problemas dos clientes. Diante de um problema: “escuto, compreendo e resolvo!” Lema compartilhado com todos os meus colaboradores”.  

As dicas da Márcia

-Conheça, estude o ramo em que vai atuar. Faça pesquisa de mercado, simule. Eu parti de uma boa oportunidade e venci com muito estudo, trabalho e empenho

- Faça um planejamento estratégico.

- Dê tratamento de empresa ao seu negócio desde o início. Não improvise.

- Também é preciso muita dedicação e amor. Foi assim que  semeei muitas flores no caminho das pessoas.  

www.agapanthus.com.br

 

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
ELIANE VELLOSO
30 de maio de 2016 Responder
Sobre seu trabalho que bem o conheço, posso dizer que, somado a toda a dedicação, existe em você carisma e paixão. Parabéns.
VANESSA BROLLO
30 de maio de 2016 Responder
Belas palavras Eliane, a Márcia vai ficar feliz. Beijos e obrigada pela visita ao blog
VIVIANE ANSELME
09 de julho de 2016 Responder
Que inspiração linda! Parabéns! Estou boquiaberta com tanta lindeza.
Comentário: X
Nome:
Email: