Sem conseguir trabalhar por causa de artrite reumatoide e fibromialgia, se reinventou fazendo sabonetes artesanais

25 de novembro de 2021 por Vanessa Brollo

A Lucia Gonçalves de Freitas Satiro tem muitas histórias de reinvenção. Durante 15 anos teve uma fábrica de massas frescas e, ao mesmo tempo, dava treinamento para funcionários na manipulação de alimentos e preparo de receitas dentro das normas da vigilância sanitária. E não era só empreender, durante esse período ela também cuidava da casa, dos filhos e da mãe com Alzheimer. Já cansada da área da alimentação e mesmo com todas as dificuldades, voltou para a sala de aula, aos 36 anos de idade.  No meio da faculdade aceitou o desafio de ser professora do Estado dando aulas de português e inglês. Ah! A Lucia ainda fazia cup cakes que, segundo ela, ajudaram a pagar muitos boletos. Mas um problema sério de saúde fez a Lucia parar. Ele teve artrite reumatoide e perdeu os dois quadris e ficou 3 anos praticamente impossibilitada de andar precisando da cadeira de rodas a maior parte do tempo.

“ Fui obrigada a vender minha fábrica, pois eu era a vendedora e fazia praticamente tudo e também fui obrigada a largar as aulas por não conseguir ficar por muito tempo em pé”

Em casa, aposentada por invalidez, ela sentiu que era hora de se reinventar mais uma vez, agora com artesanato. Depois da primeira cirurgia, conseguia andar um pouco de muletas. Mesmo com dificuldade para se locomover, ia até o mercado pegar as caixas de madeira que iriam para o lixo. Começou a fazer porta chaves, suporte para plantas e outras peças de decoração que lhe garantiram um complemento de renda. Não, não foi fácil para a Lucia, aceitar que não tinha mais liberdade para ter a própria empresa e nem para dar aulas, mas o artesanato ajudou  a espantar a tristeza.

“ Nessa época quando as pessoas me viam no mercado pegando caixa de madeira mesmo na condição que eu me encontrava, de muletas, com dificuldade de entrar e sair do carro elas me apoiavam e me ajudavam. Foi quando eu percebi que eu podia sempre me reinventar"

Usando o talento que tem para ensinar, começou a dar aulas de artesanato para pessoas que moravam em casa de repouso e que estavam passando por uma depressão.

“ Isso mudou toda a minha vida e minha forma de retribuir por Deus ter me dado a benção da superação e dos desafios diários”

Só que a Lucia ainda passou por mais cirurgias e já não aguentava mais pegar caixas ou sair para dar aulas. Mais uma vez se reinventou através do conhecimento, Fez cursos online de Saboaria Artesanal. Conseguiu uma nova fonte de renda extra e agora se prepara para novamente ensinar, quer ajudar mulheres que, como ela, precisam de um recomeço e mostrar que é sempre possível ter força para se reinventar.

“Aquela professora que tem o furor pedagógico de ensinar valores e superação nunca vai sair de mim. Não posso transformar o mundo mas posso tentar de qualquer maneira que seja transformar a vida das pessoas em uma vida um pouco melhor”

 

E a Lúcia tem dicas de como obter uma renda extra.

Dicas 1 – Salada no Pote

O trabalho é higienizar as verduras e preparar em camadas no pote com o tempero no fundo e caprichar na apresentação. Acredito que como as pessoas não tem tempo é uma boa opção para oferecer principalmente em academias,consultórios de nutrição, nutrologia e até mesmo fazer parcerias de indicação com médicos da área de endocrinologia.

Dica 2 - Fazer kits com verduras e frutas orgânicas

A ideia é entregar em domicílio. Isso facilita muito e a pessoa pode comprar conforme a necessidade sem perder produtos porque você pode oferecer produtos de qualidade e fresquinha na quantidade ideal.

 

Dica 3- Brincos Sustentáveis

Isso mesmo! Feitos de potes de shampoo e condicionador que iriam para o lixo. Além do custo quase zero é sustentável e tem vários vídeos que ensinam como fazer. Eles podem ser são feitos também com caixa de leite e retalhos de tecidos.

 

@atelie_saboaria_alquimia

A Lucia é uma das selecionadas do projeto Conectar para Transformar da Plataforma Nobis em parceria com a Basf

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
CLAUDIA COSER
27 de novembro de 2021 Responder
Lúcia é uma mulher incrível. Uma vida que inspira pelo exemplo, de que não há desafio no mundo que pare uma mulher que deseja vencer.
FLAVIA CRISTINA DA SILVA MARTINS
25 de novembro de 2021 Responder
Que orgulho!!
LUCINDA GONÇALVES
25 de novembro de 2021 Responder
Eu sou testemunha ,essa pessoa maravilhosa nunca deixou de trabalhar e principalmente ajudar as pessoas, sempre feliz de bom astral e guerreira e superou tudo ,doença,dor,dificuldade... Exemplo de vida ativa e nos ensina todo dia que felicidade é uma questão de escolha. E como sempre digo o Sol nasceu pra todas ,mais a sombra é pra quem planta a árvore...
VANESSA BROLLO
26 de novembro de 2021 Responder
Lindas palavras Lucinda
Comentário: X
Nome:
Email: