Saber como precificar um produto ou serviço é essencial para qualquer empreendedor

19 de março de 2024 por Vanessa Brollo

Acontece com empreendedores das mais diversas áreas. Eles têm um produto ou serviço de excelente qualidade, mas não sabem colocar preço. Saber precificar adequadamente um produto ou serviço é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Envolve uma compreensão profunda do mercado, dos clientes e do próprio produto ou serviço, bem como a capacidade de adaptar-se às mudanças no ambiente empresarial. Ao dominar essa habilidade, você pode não apenas aumentar os lucros, mas também construir uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

Segundo Luciana Girard, especialista em educação financeira, que faz mentoria de gestão empresarial para pequenas empresas na Suíça e no Brasil e integra o time de consultoras do treinamento Realize Business, no cálculo para definir um preço não deve aparecer apenas o valor que você gasta para produzir ou comprar o produto.

“Para que não tenha prejuízos, você também precisa incluir na conta todos os gastos, despesas e processos relacionados ao valor investido, para que seu produto ou serviço chegue até o consumidor”, alerta a especialista.

Os principais erros, de acordo com a consultora são: montar o seu preço apenas sob o ponto de vista financeiro, sem fazer a pesquisa de mercado; copiar o preço do concorrente; não evidenciar valor (por que seu cliente precisa) do seu produto ou serviço; achar que preço de venda tem sempre que ter 100% de lucro; esquecer de colocar as despesas com a venda e não saber quem é seu público alvo.

Segundo ela, para a formação de preço de venda, precisamos somar três fatores que influenciam na precificação de um produto: custos, despesas e margem de lucro.

Em relação aos custos, por exemplo, existem os custos fixos que envolvem compra de matéria-prima, salário dos funcionários da produção e, se for o caso, até conta de luz para manter as máquinas funcionando. E os custos variáveis, como mão de obra extra, reembolso de despesas, comissão de vendas e manutenção de máquinas.

“É importante incluir na conta custos com todo o valor investido durante o processo de produção e acompanhar os custos variáveis para fazer os ajustes. Por exemplo: se uma matéria-prima aumentar de preço, você poderá ajustar o preço de venda para cobrir esse aumento, exemplifica Girard.

A margem de lucro é a porcentagem de lucro que você irá obter por meio da venda do produto, tirando os custos e as despesas.

“Por isso a importância de sempre avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e sempre focar em uma gestão e controle financeiro eficiente”, alerta a consultora.

 

Sobre o Realize Business: O método criado na Alemanha, tem o desafio de solucionar uma dor do empreendedor brasileiro no exterior: saber vender o seu produto ou serviço. O treinamento de vendas, desenvolvido pelas consultoras financeiras Marcia Belmiro, de processos Luciana Girard e de comunicação e vendas Juliana Albanez, circula a Europa e vem contribuindo para escalar os negócios na Alemanha, Suíça, Inglaterra e Portugal. A metodologia prática proporciona uma aplicação imediata e ganhos em escala, com segurança e controle.