Empresas investem em benefícios com foco na retenção de talentos

21 de setembro de 2023 por Vanessa Brollo

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter as melhores pessoas na equipe é ter um diferencial. Afinal de contas, negócios são formados por profissionais, que, juntos, produzem resultados exponenciais. Por isso, algumas empresas têm investido em benefícios com foco na retenção de talentos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela startup Onze, 62% dos trabalhadores de companhias com mais de 100 pessoas consideram o pacote de benefícios um dos principais motivos para permanecer em um emprego. 

O estudo ainda revelou que 80% dos entrevistados mudariam para uma empresa que se preocupa com a saúde financeira das pessoas. 

De olho nesta tendência cada vez maior, a Ali, uma startup focada em crédito consignado para redução das dívidas, tem avançado como benefício dentro de diversas companhias. 

Há pouco mais de seis meses, a empresa havia atendido cerca de 200 mil pessoas e o número hoje passa das 300 mil. A meta é chegar a 1 milhão de vidas nos próximos anos. 

Na prática, o que a startup faz é ajudar os colaboradores com a redução de dívidas que pesam sobre o orçamento. Ou seja, o débito com o credor original é quitado de forma antecipada e este funcionário se beneficia de juros e condições de pagamento mais favoráveis. Tudo contratado pelo RH das companhias. 

A Ali é apenas um dos exemplos de benefícios oferecidos. A Truvio, uma healthtech focada em prevenção de doenças, também tem sido tratada como um “plus” pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas. 

Isto porque a empresa atua com um sistema de inteligência artificial que, com base nos hábitos e informações do indivíduo, consegue traçar um plano para que um problema crônico não se desenvolva e prejudique a saúde daquela pessoa. 

Já se foi o tempo em que os benefícios se resumiam a vale transporte e alimentação. Além dos exemplos citados acima, existem ainda planos de saúde premium, planos de educação continuada e jornadas de trabalho alternativas. Tudo além do tradicional. 

Com uma economia cada vez mais competitiva, a companhia que não se atualizar e investir na criação de times fortes, provavelmente ficará pelo caminho. 

Afinal de contas, é com uma boa equipe que as empresas inovam e se tornam líderes.