Cativa Ponkan

Empresa de cosméticos se úne a produtores de ponkan para fazer óleo essencial

Ponkan é uma fruta adocicada, tem baixa acidez e um cheirinho inconfundível. Com propriedades comprovadas de acionar a serotonina, responsável pela alegria no organismo, e inúmeros outros benefícios, é que a empresária Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza, empresa de cosméticos orgânicos e veganos, voltou os olhos para esse insumo.

 Foi a partir de uma parceria com o Sebrae e a Copavale, cooperativa com 53 famílias de produtores da fruta em Cerro Azul (PR), que a empresa lançou o óleo essencial à base de tangerina verde ou como é mais conhecida, ponkan.“Essa fruta é de uma riqueza única. Tem vitamina C que é antioxidante, vitamina A responsável por regenerar pele e cabelo, vitamina B1 que ajuda na função cerebral, atenção e pensamento e vitamina B6 que previne distúrbios nervosos”, explica Rose, que está à frente de todo desenvolvimento do óleo essencial.

Cativa Ponkam 1

 A ideia partiu do aproveitamento máximo da fruta. “Implementamos um programa de produção que acompanha do preparo do solo ao destino do bagaço com o intuito de ter um aproveitamento máximo da fruta chegando a resíduo zero”, explica Ivan Silva Evangelista, consultor do Sebrae.

 O envolvimento de todos resultou hoje em uma produção 100% aproveitada. “Quando você melhora a cadeia e agrega valor nos produtos potenciais você está trazendo mais renda para os produtores,  para o comércio local e para toda cadeia produtiva”, conta Débora do Nascimento, presidente da Copavale”. Atualmente a Cativa Natureza desenvolve produtos com insumo como ponkan, abacate, pimenta rosa, e tantos outros, provenientes da agricultura familiar. Toda renda obtida com a venda do produto é rateada com os agricultores. “Essa também é mais uma forma de valorizar o trabalho deles, gerando renda não só com o plantio e colheita, mas também no produto final”, finaliza a empresária.

www.cativanatureza.com.br

@cativanatureza

Deixe um comentário