Depois de momentos de incerteza por conta da pandemia, a produção de molhos trouxe a certeza do sucesso

17 de janeiro de 2023 por Vanessa Brollo

Quando começou a pandemia, a Ana Paula Sgaraboto estava com uma vida estabilizada administrando uma distribuidora de alimentos com o marido. Com 9 anos de mercado eles tinham uma carteira de clientes em várias regiões do Brasil, produtos exclusivos e marcas fortes.

“Do dia para a noite tudo que levamos anos para construir simplesmente desmoronou”

O casal começou a ver clientes fechando, fornecedores quebrando, desemprego e a retirada da distribuição que representava 70% do faturamento da empresa.

“Em meses fomos nos vendo em profundo desespero sem saber para onde correr...”

 

Trabalhar com molhos não estava nos planos e o negócio começou de forma despretensiosa durante o Natal de 2020. O marido da Ana estava assando um porco para a ceia, quando ela olhou um abacaxi na fruteira e uma conserva de pimentas na geladeira. Fez um molho e durante o jantar todos ficaram perguntando especificamente sobre o molho. Dias depois a madrasta dela ligou pedindo mais molho.
 


“Nesse dia veio a ideia de fazer molhos para vender. Em 15 dias eu tinha 5 receitas completas prontinhas e os pedidos começaram a surgir”

A Ana não chegou a fazer nenhum curso de culinária, mas sempre amou cozinhar e essa paixão acabou se transformando na principal fonte de renda. Hoje vende no varejo, em feiras, eventos, shows, com representação comercial e pelas redes sociais.A empresária confessa que várias vezes pensou em desistir e o fator principal sempre foi o financeiro.


“Sair de uma pandemia totalmente desestabilizada financeiramente impactou muito minha saúde mental, mas sempre busquei alternativas para suprir onde faltava e investir onde precisava”

Além da paixão pela culinária, a Ana sempre amou o rock e em particular a banda Motorocker de quem sempre foi fã. Com a empresa de molhos funcionando, começou a mandar mensagens para o vocalista da banda, o Marcelus, pedindo uma oportunidade de fazer uma linha de molhos para a banda. E deu certo! Era só o início de um novo nicho para a marca da Ana, que agora já negocia a produção de molhos personalizados para outras bandas.

As dicas da Ana

-Realizar sonho é muito mais prazeroso do que suprir apenas necessidades. Fazer o que amamos é primordial.

-Disciplina, porque o dia que você acordar desmotivado vai ter que ser a disciplina a segurar a barra. Igual um casamento, um supri o outro nas suas deficiências.
-Conhecimento é fundamental em qualquer área de atuação. Ah, mas vc nem sabia fazer molhos quando começou! Fato! Eu não sabia fazer molho, eu sabia e amava cozinhar e principalmente vender, então essas duas coisinhas juntas me motivaram a aprender cada dia mais sobre àreas específicas.
-Persistência! Terão dias em que você vai querer largar tudo e sair correndo se perguntado: o que eu fui inventar? Nesses dias exerça a fé, sabedoria, serenidade e lembre- se: um dia de cada vez.

@ragnar_rocker_cwb

 

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
JUCIANE
17 de janeiro de 2023 Responder
Sou cliente e adoro os molhos da Ana Paula. Na torcida para ela ganhar patrocinadores e conseguir reerguer a empresa
Comentário: X
Nome:
Email: