As campanhas para arrecadação de roupas e agasalhos são comuns durante o inverno aqui em Curitiba. São pessoas ou instituições que se sensibilizam com a situação de quem vive nas ruas e têm que enfrentar temperaturas, muitas vezes, abaixo de zero. Mas a Árvore Solidária, criada há um ano por um brechó, acabou provocando uma onda do bem e está inspirando outras campanhas parecidas.
A ideia é simples. As peças ficam penduradas em cabides que ficam em árvores em vários pontos da cidade . É só pegar.
O empresário Rafael Gomes Savae, conta que a ideia surgiu em Julho de 2013. Ele se inspirou na frase da professora de história da moda Daniele Nogueira , que disse para os alunos que eles deveriam “pagar” o preço da neve pendurando uma peça de roupa numa sacolinha para os moradores de rua.
“Achei o máximo, desenvolvi a placa, tive a ideia do cabide, e criei a campanha provocando as pessoas a fazerem o mesmo. A proposta era que a cada peça doada, o Libélula Brechó, iria doar o dobro”, explica o empresário.
Em pouco tempo a foto que carregava a campanha se viralizou no facebook , o Rafael começou a dar entrevistas para vários meios de comunicação e o vírus do bem se espalhou.
“Um ponto interessante é que inspiramos vários outros projetos semelhantes, Brasil afora e mundo afora também. E estamos imensamente felizes, porque acabamos criando uma onda do bem, que contaminou a população”, comemora Rafael . Ele tem a ajuda do irmão e sócio Ricardo Gomes Savae para fazer a manutenção e reposição da árvores e os funcionários colaboram recebendo e separando as peças para a campanha, que deve acontecer todos os anos.
Você também pode ajudar com doações.
É só ligar para (41) 3082-8632