Deixou o mundo corporativo para criar uma startup de livros personalizados

09 de dezembro de 2019 por Vanessa Brollo
Foram quase 30 anos no mundo corporativo. Com experiência nas áreas de comunicação, indústria, lean manufacturing e recursos humanos, a Ana Paula Camargo atuou como executiva em empresas de serviços, produtos de consumo de massa, B2B no setor ferroviário e automotivo. Mesmo com toda essa experiência, nunca se imaginou trabalhando em uma corporação até se aposentar. “Então fui me preparando para este momento, fiz muitas reflexões e decidi fazer uma pausa, um tempo sabático, antes de definir o próximo movimento da carreira". Para se dar esse tempo ela fez um planejamento financeiro que deu mais tranquilidade para explorar novas possibilidades. A Ana aproveitou a pausa na carreira para fazer muitos cursos, inclusive de empreendedorismo na nova economia. Estava pensando em qual problema do mundo poderia ajudar a resolver quando se lembrou de um momento com a filha Gabriela. A Ana e o marido sempre contavam histórias para a filha antes de dormir, e uma noite ela pediu algo novo, diferente. A Ana resolveu contar a história do casal, de quando se conheceram até a gravidez e a chegada da Gabi. Ela adorou e sempre pedia para a mãe contar novamente. 2 livros juntos Quando estava pensando  em que tipo de negócio poderia investir,  imaginou que esses momentos que tinha com a filha poderiam se repetir em muitas famílias, principalmente neste mundo tão corrido e tão digital. De maneira lúdica, a ideia principal dos livros  é a personalização das histórias com detalhes da vida de cada pessoa para serem contadas para crianças. A coleção “Histórias únicas para contar” é composta por três livros. O primeiro título é “Bem-vindo (a) ao mundo”, que conta a história de como os pais se conheceram até a chegada da criança em suas vidas. O segundo título da coleção é “O dia que te conheci” – que fala do momento único do nascimento da criança e de suas experiências neste momento.O terceiro livro, que ainda está em fase de produção, serão os avós que irão contar a história da família para os netos. Em agosto ela fez um vídeo nas redes sociais apresentando a ideia dos livros e já vendeu mais de 60 exemplares. Desde que deixou o ambiente corporativo muita coisa mudou na vida da Ana, mas ela destaca duas questões: “Hoje sou dona da minha agenda e dedico tempo para os temas que me interessam. O trabalho, o lazer, a família, o aprendizado estão mais misturados. Não tem mais a hora de ir para o trabalho e depois o tempo da família, o estudo, etc...e por fim, o descanso. Hoje os temas vão se alternando durante o dia”. A Ana diz que está aprendendo muito nessa convivência com as startups e tem algumas dicas: -Compartilhe sua ideia com muitas pessoas e fique atenta às reações, comentários, sugestões; -Teste seu produto antes de sair fabricando muitas unidades. Pode ser que você o adore, mas o cliente não; -Tente vender seu produto pessoalmente, para estar bem perto do cliente, entender quem ele é, porque comprou seu produto. www.yuniqeditora.com.br (41) 99994-2619