Antes de chegar à receita de brownie que considera ideal o Fernando Henrique da Silva e a esposa dele, a Daiane Alves, jogaram pelo menos 80 formas fora. Essa persistência, comum a todo empreendedor, ele tem desde os 14 anos quando teve um lava car quando ainda morava no Mato Grosso do Sul. Em 2010 se mudou para Curitiba para fazer um curso de mecânica e começou a trabalhar com pintura de tratores em uma multinacional. Mesmo com emprego fixo sempre pensava em um Plano B e por isso mantinha um carrinho de cachorro quente. Ele chegava a ficar a noite toda vendendo cachorro quente e ia direto para a fábrica às seis da manhã.. “Fiquei um ano trabalhando 24 horas por dia e quase caía de cansaço”. Nessa época, mesmo trabalhando direto ele começou a pensar em fazer algo mais pra vender. Daí surgiu a ideia do brownie. O Fernando levava os doces para vender na empresa e os colegas, mesmo reclamando que estava caro, compravam tudo.
Quando a crise chegou pra valer, a empresa multinacional começou a perguntar quem gostaria de aderir ao plano de demissão voluntária. O Fernando aceitou e foi considerado maluco pelos colegas. Mas ele já tinha conseguido fazer o brownie que considera perfeito, aquele molhadinho por dentro e com casquinha por fora, sabe? Não teve dúvida e Partiu Plano B , com a certeza que seria o melhor vendedor de brownies. O Fernando gosta muito de uma frase que ouviu em algum lugar: “Quem quer vencer não tem fome, frio ou sono”. "Eu acredito muito nisso".
Mesmo com toda essa determinação, o início não foi fácil. O Fernando me disse que é muito tímido e para entrar em um café e oferecer o brownie ficou dando voltas em frente do lugar até tomar coragem ."Passei 10 vezes na frente , entrei e ofereci. A pessoa já ficou”. E foi assim, indo atrás dos clientes, que hoje os brownies estão em 130 pontos . Ele chega a vender 600 doces por dia, já alugou um espaço para montar uma cozinha industrial e junto com a esposa comemora o sucesso. Ah! e mais um detalhe, vendendo brownies o Fernando ganha 3 vezes mais do que ganhava na multinacional.
As dicas do Fernando:
- Nunca crie um negócio apenas para fazer dinheiro, crie um negócio que faça a diferença. Foque sempre no bem estar do cliente, o lucro é consequência disso e não espere o cliente ir até você, ele pode estar te esperando.
-Se você acredita no seu produto ou na sua ideia, lute, corra atrás, não deixe que ninguém mate o seu sonho. Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. O sucesso só depende de você.
-Ser empreendedor não é fácil, os problemas são diários. Se você acha que trabalha muito em seu emprego atual e quer empreender para trabalhar menos, esqueça, você vai trabalhar muito mais, pois antes você trabalhava pelo sonho de outra pessoa, agora vai trabalhar pelo seu e acredite, vale muito mais a pena