Demorou um pouco para chegar ao Brasil mas agora já tem food truck pra tudo quanto é lado. Mas quem disse que é só comida que pode se vender dentro de um veículo? Adorei a ideia da Fran Boguchesky. Ela criou um bazar móvel de almofadas, dentro de uma Rural super charmosa. A Fran sempre trabalhou com publicidade e não pretende deixar a carreira para fazer artesanato, mas segundo ela as almofadas são um Plano B que o coração escolheu e que não abre mão. Tudo começou quando ela percebeu que toda a decoração da casa dela tinha origem chinesa, acho que na casa de todo mundo né gente? “A necessidade de ter algo feito com carinho, sem produção em massa e de pessoas para pessoas despertou a ideia de começar a fazer as nossas próprias almofadas”, diz. Com a ajuda da mãe ela aprendeu a costurar e como a dona Rosa teve sempre uma santa paciência para ensinar a filha, surgiu a ideia do nome : Santa Rosa Almofadas. Antes do natal de 2014 a Fran fez almofadas novas para a casa dela e postou fotos nas redes sociais, até porque estava orgulhosa do trabalho. O retorno dos amigos foi tão bom que ela percebeu o potencial do produto e começou a aceitar encomendas. As almofadas feitas à mão, com estampas exclusivas foram conquistando os clientes. Mas a Fran sentia necessidade de sair do online, de fazer com que as pessoas pudessem ver o quanto as almofadas são bonitas e também macias. ”Aquela experiência que você tem apenas quando bate o olho no produto". Para isso ela precisava ter um espaço, como uma loja física não estava nos planos porque não um bazar móvel?
A Rural pertence ao Seu João, avô do namorado da Fran. Original de fábrica, o veículo ficou parado por muitos anos, até surgir a ideia de colocá-lo em movimento. “Ela passou por alguns reparos mecânicos e um banho completo, mas não é restaurada. O que a torna ainda mais original, como nossas almofadas”. O Seu João adorou, claro. A Rural acaba chamando a atenção por si só e como lembra o carro do tempo dos avós, remete muita gente ao passado e a boas lembranças da infância. A Fran também faz questão de ambientar o local com poltrona, centro de mesa e as almofadas para decoração. Um cafezinho feito na hora completa a decoração. “Sem dúvida cativa, quem não gosta de sentar para um dedinho de prosa e um café?” A princípio, o bazar funciona apenas em eventos. A ideia é começar a organizar mais bazares com outros produtores locais e food trucks.
-Acreditar na sua ideia é crucial para transmitir ao mundo a seriedade com a qual você trata o seu negócio. Eu acredito no meu produto e na solução que ele traz ao meu cliente. A ideia surgiu justamente de uma necessidade que eu mesma tinha. O argumento torna-se muito mais fácil e as vendas fluem.
-Conheça seu público. Você venderá muito mais fácil a banana para o macaco. Entenda as necessidades e esteja onde o seu público está.
-Não desista! Esteja ciente que no começo a gente trabalha muito mesmo, e nosso valor/hora fica bem baixinho. O resultado vem com o tempo, e são pequenas vitórias que vão deixando a brincadeira cada vez mais interessante.