Após tempo dedicado à criação dos filhos, empreendedora resgata a carreira com abertura de franquia

06 de abril de 2024 por Vanessa Brollo

Muitas mulheres repensam suas prioridades quando se tornam mães e acabam optando por dedicar seu tempo e energia integralmente ao cuidado dos filhos, principalmente nos primeiros anos de vida deles. Foi o que aconteceu com Cíntia Menke. Para estar mais perto do filhos, parou de dar aulas de inglês e passou a focar na vida pessoal quando eles nasceram, deixando a carreira um pouco de lado por alguns anos.

“Sempre fui muito ativa e criativa, mas tem fases da vida que as prioridades mudam e achei que seria importante estar mais próxima das crianças por um tempo”, explica.

À medida que eles cresceram, ela sentiu uma inquietação de voltar à ativa. Foi quando começou a buscar franquias que tivessem sinergia com seu estilo de vida. Escolheu, então, abrir uma loja da Morana, de acessórios femininos, e  hoje faz a gestão de duas operações e está prestes a inaugurar a terceira. “Encontrei a realização que eu procurava, me encontrei como mulher, passei a me cuidar ainda mais, me sinto muito melhor desde que voltei a dedicar mais tempo à minha carreira”, conta.

 As dicas da Cíntia

-É essencial estudar o local onde se pretende empreender. Optar por uma franquia facilita esse processo, pois a franqueadora oferece suporte para analisar a região, a renda per capita da população e determinar se o local é adequado. Muitas vezes, deixamo-nos levar apenas pelo sonho, o que pode resultar em frustração se o negócio não for viável. É fundamental manter os pés no chão, equilibrando o sonho com a razão.

- Investir em educação contínua e atualização é imprescindível. Para administrar um negócio com eficiência, é necessário compreendê-lo. A máxima de que "para liderar é preciso saber fazer" continua válida. Quando invisto em cursos para os funcionários, também procuro participar. Esse processo é gratificante, pois nos mantém em constante aprendizado. Nunca é tarde demais para aprender.

-É importante compreender o novo comportamento de compra dos consumidores, identificar suas necessidades e dores, e encontrar maneiras de alcançar esse público e cativá-lo.

-Reconhecer que os funcionários, na maioria das vezes, representam nosso calcanhar de Aquiles. É difícil encontrar uma equipe com a mesma dedicação e comprometimento do empreendedor. Lidar com diferentes gerações e motivar os colaboradores é um constante desafio.

-Não se deixar abater quando algo não dá certo. É normal enfrentar contratempos nos negócios, como a necessidade de substituir colaboradores ou mesmo recomeçar do zero em relação a eles. Cada experiência de troca ou recrutamento ensina algo novo. Com o tempo, tornamo-nos mais experientes em identificar candidatos adequados e lidar com situações desafiadoras.

 

COMENTÁRIOS
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GIZETH REY PARRADO DIAS BATISTA
10 de abril de 2024 Responder
Determinação e força de vontade!!! Parabéns Cintia Menke! Bjs.
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