A engenheira mecânica que deixou a profissão para abrir um salão de beleza

22 de fevereiro de 2023 por Vanessa Brollo

A  Thalita de Almeida Vales sempre teve vontade de empreender, mas depois que se formou em engenharia mecânica conseguiu estabilidade e um bom salário, então esse desejo foi ficando de lado. Apesar do sucesso na carreira ela conta que nunca foi fácil.

“Na área de engenharia você já encontrava dificuldades nas entrevistas de estágios onde, na época, colocavam no descritivo da vaga para sexo masculino”

A Thalita também enfrentou muito preconceito por ter se formado muito nova era chamada de "menininha" como uma forma de menosprezo.  

“Enfim, sempre que me apresentava como engenheira mecânica, existia a pergunta : mas você sendo mulher, porque fez engenharia mecânica?”

Com o tempo, devido ao stress do trabalho e também por problemas na vida pessoal ela acabou adoecendo mental e fisicamente desenvolveu alopecia e outras doenças.

“Até que parei e pensei:  Eu sei fazer tantas coisas, não preciso passar pelo o que estou passando. Foi quando comecei a procurar cursos e descobri o curso de maquiagem no Centro Europeu”

Quando era adolescente a Thalita  trabalhou um tempo em um salão de beleza com unhas e como já tinha essa experiência, na área de beleza, percebeu que poderia ser um início. Fazendo o curso de maquiagem se encantou definitivamente com a área e buscou outros cursos como de  empreendedorismo e gestão financeira e participou de workshops onde se encontrou profissionalmente. Toda essa preparação para uma nova carreira ela fez enquanto ainda estava empregada como engenheira. Além dos cursos, durante 6 meses se preparou financeiramente e reformou o espaço onde seria o salão. Quatro anos depois da decisão de sair da engenharia para empreender, tem uma carteira com mais de 250 clientes e atende somente com horário agendado devido ao grande fluxo do salão.

“Eu cursei engenharia para atuar como engenheira, na época era o que eu queria, mas a vida é feita de ciclos, acredito que nesses aproximadamente 10 anos, alcancei meu objetivo financeiro e fechei um ciclo. Depois que iniciei como empreendedora conquistei mais que o objetivo financeiro, conquistei minha saúde e a presença da minha família. Hoje sou muito mais feliz e realizada. O cansaço é físico, tomo um banho, durmo e no outro dia já estou 100%. O cansaço mental que o escritório me trazia, era algo que não passava”

 

 

As dicas da Thalita:

- Ninguém cresce sozinho, tenha ética e respeito pelas pessoas ao seu redor;
- Não faça para ver se dá certo, faça até dar certo;
- Tenha sempre a reserva de emergência de pelo menos 1 ano, além de manter seu negócio, irá manter seu equilíbrio mental e emocional.
- Converse com seus clientes e solicite o feedback. Não existe feedback negativo, e sim o construtivo. Ele fará com que você note os erros e melhore no seu atendimento.

@studio_beauty_now

 

 

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
THALITA
22 de fevereiro de 2023 Responder
Obrigada Vanessa pela oportunidade de mostrar minha história e poder encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo. Gratidão!!
VANESSA BROLLO
23 de fevereiro de 2023 Responder
Eu que agradeço pela oportunidade de contar sua história. Obrigada pela inspiração
Comentário: X
Nome:
Email: