A Maribel de Souza é Técnica e Especialista em Atendimento Ótico e encontrou na venda de óculos direto na casa dos clientes, uma maneira de ter um horário flexível de trabalho e assim estar mais perto da filha. Depois de um tempo abriu uma loja física e assim conseguia ir até os clientes e também atender na loja. Quando veio a pandemia e tudo fechou, ela ficou duas semanas refletindo sobre o que fazer e percebeu teria que fechar mesmo o espaço. "Foi a melhor decisão que tomei, pois com os custos de uma empresa não dá pra esperar nada, porque as contas chegam”. Tomada a decisão ela agiu rápido, fez um bazar com todo o mobiliário, divulgou nas redes sociais e vendeu tudo.
“Deixei a loja com o mesmo layout, limpei tudo, passei lustra móveis....tudo lindo...e vendi com alegria...engoli o choro e foi tudo. Momentos difíceis sempre vão acontecer, mas é importante ser resiliente e continuar. Fiquei somente com todos os meus produtos de ótica para continuar meu trabalho”
Depois de entregar a loja e pagar tudo o que tinha que pagar, a Maribel focou todas as energias no atendimento direto ao cliente e as vendas não pararam durante toda a pandemia, até porque os óculos de grau são essenciais para muitas pessoas. Para garantir a segurança dos clientes e também dela, a visita segue protocolos de segurança como malas higienizadas, álcool gel na mesa durante o atendimento, uso de máscaras e distanciamento. A pandemia mudou o jeito de atender, mas só reforçou o que para a Maribel é uma mudança no comportamento do consumidor, que procura cada vez mais esse atendimento personalizado. “Aqueles que perceberam este aspecto conseguiram e estão conseguindo passar pelo momento atual menos prejudicados (fácil não é para ninguém), e com mais possibilidades de sobreviver em uma economia afetada em todas as classes sociais”.
Para ela o desafio sempre foi fazer um trabalho de excelência no universo óptico e para isso criou um método para encantar os clientes tornando a experiência em comprar óculos mais suave e humanizada. “Trabalhar com um cliente em posse de uma receita médica, vai além de vender um par de lentes ou armações, ele tem um problema a ser resolvido, o seu problema envolve a saúde de seus olhos”.
E apostando no atendimento diferenciado o trabalho da Maribel cresceu na pandemia e exigiu ainda mais preparo da empresária,que investiu em produtos diferenciados, fez parceria com uma designer para oferecer óculos diferentes para o público feminino e ainda fez cursos para aprimorar os atendimentos pela internet, uma vez que tem clientes em outros estados do Brasil e até no exterior. A empresária também recebeu o Prêmio Profissional Businnes do Casual Group pelo destaque nos serviços prestados em Curitiba e Região Metropolitana.
Algumas dicas de como a Maribel trabalha e que vão te inspirar:
-Não perco tempo em absolutamente nada que esteja fora do meu trabalho
-Alimento as minhas redes sociais diariamente, criando conteúdos com fotos e videos que eu mesmo produzo para mostrar ao público uma forma bonita e elegante de usar óculos, afinal eles são companheiros que trazem qualidade e vida.
-Nunca deixo meus clientes com problemas e estou sempre a disposição para atende-lôs e estes me indicam a outros.
-Criei uma parceria com dois laboratórios para ajudar pessoas carentes que precisam de óculos e não podem adquirir. Funciona assim: Eu atendo, forneço a armação, o laboratório as lentes conforme a prescrição médica.