O Policial Militar, Cassiano Ribeiro ainda na adolescência se aventurava na cozinha fazendo bolos, tortas e doces. Outro hobby era o desenho. Passava horas no quarto reproduzindo personagens de animes e jogos de video game, além de fotos dos colegas da escola. Mesmo depois que começou a atuar como Policial Militar continuou com a paixão pelo mundo da gastronomia, assistindo vídeos, fazendo cursos e comprando e ganhando livros sobre o assunto e não demorou muito para começar a receber pedidos de encomendas de parentes e amigos. A pandemia foi um divisor de águas na vida do Cassiano. Foi quando ele ganhou de presente de aniversário um curso de montagem e finalização de bolos.
“Era o que eu precisava para sair do amadorismo e me profissionalizar. Tudo o que eu sabia até aquele momento tinha aprendido sozinho, lendo e observando. Só depois do curso me senti seguro para encarar a confeitaria como uma forma de ganhar um dinheiro extra”
Mas como se destacar em um mercado tão competitivo? Foi nesse momento que o Cassiano se lembrou dos desenhos lá dos tempos da adolescência e começou a estudar uma forma de incorporá-los aos bolos.
“Para isso, precisei fazer novos cursos, aprender técnicas específicas e investir em materiais adequados, como tintas e corantes comestíveis”
Essa união de talentos garante a exclusividade dos bolos que são tratados como obra de arte pelo empreendedor. “Um desenho nunca fica igual ao outro. São presentes personalizados que, literalmente, podem ter a cara da pessoa”. A divulgação do trabalho é feito pelo Instagram e o Cassiano diz que fica motivado quando recebe um pedido que desafia ou um personagem que pouca gente reproduziu.E o trabalho com os bolos ainda ajuda o Cassiano a diminuir o estresse do dia a dia como policial.
“Quando recebo uma encomenda, já foco no que posso fazer para surpreender o cliente. Me concentro em comprar os itens necessários e entregar o melhor possível. Isso preenche os meus dias e me faz esquecer dos problemas”
As dicas do Cassiano
- Se prepare. No meu caso, foi a formação que "virou a chave" para o empreendedorismo. É preciso investir em conhecimento para ganhar confiança.
- Tenha um diferencial: oferecer produtos iguais aos que já existem, fará de você apenas mais um. Por isso, invista tempo pensando no que você pode oferecer de diferente. E, como no meu caso, pode ser algo que sempre esteve com você.
-Acredite! Não se sabote achando que não tem capacidade ou que o seu negócio não tem futuro. Arrisque, experimente e confie. Também tenha ao seu lado pessoas que confiam em você e que te incentivam.
- Comece com o que tem. A confeitaria ainda é meu plano B (espero que isso mude em breve). Mas, uso a cozinha de casa para as encomendas: o forno do fogão, a mesa de jantar, a forma de bolo que era da minha mãe. Não recomendo investir alto, logo de cara, em equipamentos, sem antes estar conhecido no mercado e ter uma demanda que justifique as aquisições.
- Aprenda sobre marketing digital ou tenha quem faça isso para você. Hoje, 80% dos pedidos que recebo são provenientes do Instagram. Ninguém me liga. O contato é apenas por mensagens.
Fotos: Lucian Haro