Os jardins verticais ajudaram a superar as dificuldades em tempos de pandemia

30 de novembro de 2021 por Vanessa Brollo

A Lourdes Baquet sempre amou estar perto das plantas. Se formou em artes plásticas, em Montevidéu, Uruguai, onde também fez curso de paisagismo. Quando voltou para o Brasil, morava em um viveiro de plantas junto com o marido Fernando e com os filhos Franco, Angela e Enzo. Ela e o marido estavam fazendo cenografia para teatro e decoração para shoppings e eventos quando veio a pandemia.

“Ficamos sem trabalho da noite para o dia, buscamos várias formas de renda e consegui me reencontrar com a decoração com plantas. Já fazíamos jardins verticais mas não era nossa fonte principal, então começamos a nos especializar”

 

Os jardins verticais caíram no gosto dos clientes que querem a sensação de paz da natureza em casa ou no escritório, mas não sabem ou não querem cuidar das plantas.


“Olhar para o jardim nos faz respirar fundo, não é à toa que o verde é a cor da esperança, pois na frente de um jardim você se sente melhor”

 

Segundo a Lourdes, os jardins verticais artificiais valorizam um ambiente e também disfarçam imperfeições na paredes. Podem ser usados em áreas interna ou externa e ainda são muito simples de manter porque a limpeza pode ser feita com espanador, pano úmido ou até borrifando álcool. A empresária  também faz questão de entregar o trabalho com um acabamento perfeito, o que valoriza ainda mais o trabalho. Sobre a necessidade de se reinventar, Lourdes diz que nada na Natureza é estático e que tudo de transforma sem perder sua essência.


“Isso é estar vivo! Nós seres humanos somos parte dessa Natureza, então se transformar faz parte de manifestar nossas infinitas capacidades. A pandemia nos obrigou a rever nossas capacidades e sou muito grata por ter achado uma maneira de expressar a minha Natureza nos jardins.”

 

E ao me dar essa entrevista, a Lourdes percebeu que, na verdade, fazer jardins  sempre foi um sonho.


“Os jardins são o sonho da cliente e fazer os jardins era meu sonho, só que não lembrava. Que lindo! percebi isso agora escrevendo para você MUITO OBRIGADA!”

 


As dicas da Lourdes


- Agradeça ao seu trabalho
- Seja honesto com você e com todos.
- Esteja sempre disposto a aprender

@jardinsverticaislourdes