Mesmo com a pandemia, conseguiu que a empresa de conservas tivesse um crescimento de mais de 500%

13 de abril de 2021 por Vanessa Brollo

O empreiteiro Rogério Totzek sempre gostou de experimentar na cozinha, principalmente criando pimentas. Há alguns anos, ele trabalhava como terceirizado de uma grande empresa e levava suas criações para incrementar a comida servida na cantina local. Os amigos de trabalho experimentaram as pimentas, gostaram muito e começaram a fazer encomendas, e Rogério passou a lucrar com suas conservas. Veio o desemprego e o que era apenas diversão acabou se tornando também sua principal fonte de renda.Depois que saí, comecei a fabricar para os funcionários da própria empresa. Vendi nosso carro e comecei a investir ainda mais nas conservas. Fui aumentando o número de clientes e hoje também vendo para o comércio e empresas”. Inicialmente ele usava a cozinha do apartamento, mas depois comprou um container e instalou no terreno da casa da mãe. Com isso, conseguiu aumentar a produção.

Um dos desafios do empreendedor foi pesquisar e aperfeiçoar a fabricação dos produtos para que eles se conservem melhor: “Também analisei o quanto o mercado gastronômico era carente de produtos que tivessem maior tempo de validade para facilitar o dia a dia na cozinha, mas com características saudáveis”. As conservas da empresa não têm corantes, conservantes artificiais ou qualquer aditivo químico e o Rogério faz tudo sozinho, desde a fabricação até organizar os pedidos e fazer as entregas. E mesmo com a pandemia, a produção cresceu 567% no último ano. E desde março de 2021 passou de 450 conservas/mês para 3.000 conservas/mês. “As pessoas estão passando mais tempo em casa e começaram a cozinhar mais, experimentar novas receitas, e também querem se dar o luxo de comer bem. E nossos molhos são um ótimo complemento”.

Rogério Totzek destaca que conseguiu provar que estava certo em seu sonho de ter o próprio negócio e ainda trabalhar com algo que lhe dá o maior prazer em fazer. “Minha cozinha não comporta mais os pedidos. Preciso contratar funcionários e devemos abrir uma fábrica nos próximos meses. Já temos pedidos de cidades de outros estados e também estão nos procurando com propostas de sociedade”, O futuro espaço terá uma cozinha com 100m², muito mais amplo que os 16m² da cozinha atual.

As dicas do Rogério:

Conheça bem o seu cliente- Qualquer empresa, mesmo que pequena e em fase inicial, deve conhecer muito bem seu público alvo, para assim poder atender suas expectativas ou até mesmo surpreendê-lo. Quando se entende o comportamento do cliente, também é possível aprimorar ou personalizar os produtos/serviços, acelerando o alcance de bons resultados.

Compartilhe ideias ao invés de querer competir -Não tenha receio de trocar ideias com outros empreendedores do mesmo segmento que o seu por medo da competição. A troca gera aprendizado sobre o funcionamento do mercado e conhecimento sobre o seu negócio, podendo render uma importante corrente de apoio. Procure saber as experiências positivas e negativas de outros empreendedores e compartilhe também as suas, pois é no compartilhamento de experiências e necessidades que os bons contatos se manifestam e permanecem. Não veja outros empreendedores como concorrentes, mas sim como apoiadores, pois existe sim espaço para todos os bons produtos e serviços.

Dica da área culinária:

Teste e valide o produto com várias pessoas antes de incluí-lo em seu mix para venda - Por mais que você considere seu produto culinário ótimo para consumo, é importante que garanta essa mesma opinião com várias outras pessoas, mesmo que sejam amigos e familiares. Uma amostragem com a opinião de 30 pessoas dizendo que seu produto é excepcional, é extremamente relevante para acreditar que ele terá procura e será aceito pelos consumidores a partir do momento que for lançado. Acredito muito que a aprovação está atrelada à qualidade dos insumos utilizados e a algum diferencial que produtos similares não possuem.

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