Maristela

Empresária paranaense lança e-commerce de moda inclusiva

A Maristela Szarnobay teve a ideia de trabalhar com moda inclusiva quando cuidava da mãe, que teve os movimentos comprometidos por uma doença autoimune. “Eu não encontrava nada para vesti-la com facilidade. Tinha que fazer várias adaptações nas roupas”. Graduada em Arquitetura e Moda ela começou a desenvolver peças que são pensadas para se adaptarem às necessidades de pessoas com deficiência. As calças, por exemplo, não levam zíper na frente, mas na lateral, o que oferece autonomia para as mulheres que possuem os movimentos dos braços consigam se vestir sozinhas.

“Me inspirei bastante nas roupas de bebê. Criei um modelo de body com a parte de baixo mais larga, como uma espécie de fralda, e botões mais altos”.

Para pessoas com deficiência visual, a empresária desenvolveu roupas que levam etiquetas com letras grandes e escrita em braile. Para a combinação correta de cores, ela criou sachês olfativos. Camisas brancas, por exemplo, são acompanhadas do aroma de coco, já as peças lilás têm cheiro de lavanda.

Moda Inclusiva

 

Para Marcela Domingues Vieira, de 23 anos, que tem paralisia cerebral, as peças da Cygnus facilitaram muito o dia a dia. Ela conta que não consegue se vestir sozinha e, mesmo com ajuda, tinha muita dificuldade para colocar as roupas da parte superior por causa das limitações de movimento. “Eu não tenho esse problema com as roupas da Maristela, pois elas possuem um corte diferenciado e algumas têm até abertura na lateral, com velcro ou zíper. Isso facilita bastante”, conta.

O pequeno negócio da Maristela  começou como uma startup, em 2010, e recebeu o primeiro investimento oito anos mais tarde, por meio de um edital da Fundação Araucária, em parceria com o Sebrae/PR. Maristela é de Quatigá, no norte pioneiro do Paraná, e com o e-commerce da sua marca espera alcançar clientes de todo o Brasil e também do exterior.

As dicas da Maristela:

-Toda grande solução parte de uma necessidade ou um problema pela qual você passa.

-Descobrir soluções requer pensar fora da caixa. Sucesso da criação está muito mais relacionado a sua perspectiva de encontrar soluções do que criatividade propriamente dita.

– Apaixone-se pelo seu projeto, nada é mais poderoso que o amor e nada é tão seu como seus sonhos, não se prenda ao tempo que as coisas levam para se realizar, se preocupe em chegar.

www.cygnusmodainclusiva.com.br

(43) 99188-3999 Whats App

Deixe um comentário