Deixou a área administrativa para trabalhar com artesanato em resina

07 de fevereiro de 2024 por Vanessa Brollo

 A Josiane Simonett se encantou com o artesanato em resina assistindo vídeos do exterior. Na época, em 2018, esse trabalho ainda não era muito divulgado no Brasil e ela começou a importar material para fazer testes. Mas bem antes disso, a Josi já pensava em ter um Plano B na vida profissional. Formada em administração de empresas, sempre atuou nas áreas administrativa/comercial. Chegou a ter um cargo de liderança em uma grande multinacional.

“Tinha acabado de ter uma filha, e decidi que queria achar algo em paralelo, mas resolvi me demitir para pensar, fiz um acordo e saí na metade de 2014 sem nenhum plano”, conta.

 

Essa falta de planejamento acabou deixando a Josi insegura e como não sabia ainda o que fazer, aceitou assumir a área administrativa de uma indústria e adiou a ideia de tentar um novo plano.

“Neste momento eu achava que não precisava me capacitar para mais nada, e não tinha desafio de desenvolvimento.Mas a correria do dia a a dia e o stress começaram a me prejudicar em outras áreas, como a saúde e até a família. Percebi que precisava mudar.”

Foi o artesanato em resina que deu novo ânimo para a Josi. Ela começou a fazer testes e em pouco tempo já estava atendendo encomendas. Ainda estava na empresa, mas conseguia produzir de noite e entregava nos Correios na hora do almoço. O marido da Josi também vendia no trabalho dele as peças que ela produzia. Depois que participou de uma feira especializada em festas, a Josi resolveu virar a chave.

“Acertei a minha demissão e no final de 2019 comecei a viver do artesanato.”

Ela também decidiu que poderia ajudar outras pessoas, ensinando a arte em resina. Fez uma lista das dúvidas e erros que teve no início e lançou, em plena pandemia, um curso online voltado para mulheres que desejam empreender. Durante todo esse processo a Josi diz que se desenvolveu como pessoa, como profissional e empreendedora. “Peguei amor por desafios e por obter conhecimentos”. Também  está conseguindo levar esperança para as alunas: aposentadas, donas de casa, mulheres que foram demitidas devido à pandemia e aquelas que querem sair da CLT.

Agora, além do curso online, a empresa de Josi também oferece aulas presenciais e mentorias, já formou mais de 1.000 novos artesãos em resina, ampliando ainda mais o alcance e impacto de seu trabalho.

“Hoje, ao ver meus alunos  se desenvolvendo, gerando renda, abrindo seus próprios negócios, vejo que estou conseguindo seguir um propósito maior. Ter renda é consequência, pois estou desenvolvendo mais pessoas ao dar acesso à informação".

 

As dicas da Josi:

-Não se limite, é possível recomeçar a qualquer momento.

- Aprender algo novo é abrir portas para um mundo de oportunidades.

- Fique atento às inovações do mercado, mas não se torne refém delas.

- Participe ativamente de grupos de empreendedoras, valorize o networking, pois as oportunidades podem surgir em qualquer lugar e a qualquer momento. Você é sua Marca.

- Celebre os períodos de vendas altas e persista durante os períodos de baixas vendas.

@serena.resina

WhatsApp:  (41) 99527 0400

Resina 2