De uma porta na capital mineira para um grupo de café referência no Brasil

14 de novembro de 2023 por Vanessa Brollo

 Inaugurado em 2016, em uma loja de 60 metros quadrados, o OOP Café nasceu no coração da Savassi, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma cafeteria de cafés especiais. Assim se tornou um dos precursores da terceira onda do café no país, a de valorização da bebida com registro de origem e reconhecimento do grão (a primeira foi a do café commodity e a segunda do café de supermercado). Agora, entra em uma nova fase, lançando nova linha de produtos, fortalecendo a torrefação, colocando o e-commerce no ar em breve e alcançando todo o país. 

“A gente entendeu que seleção dos grãos e o perfil da torra era uma espécie de assinatura. Queríamos ter autonomia para escolher o café, ir ao produtor, desenvolver o próprio processo de torra e servir”, conta Adriene Cobra, cofundadora e sócio-proprietária. “Acreditamos que todas as pessoas possam ter acesso a cafés de qualidade, produzidos com responsabilidade em toda a cadeia produtiva”, completa.

A partir dessa vontade surgiu, em 2017, a torrefação itinerante, que passou por várias casas até se estabelecer em um galpão da Rua Januária, no tradicional bairro Floresta, também em Belo Horizonte. É uma unidade especializada que compra café verde, torra e fornece ao mercado. O torrador Atilla, produto nacional, versátil e ágil, foi o escolhido para casar com a meta de entregar torras tecnicamente bem feitas e que facilitem o dia a dia de quem ama café. 

O Mestre de Torra e especialista em cafés especiais, Eystein Veflingstad, está à frente desta unidade do negócio. Ele é natural da Noruega, mineiro de coração e cuida do OOP Torra junto com Luan Vital. Estudante eterno, com foco na qualidade do café, Eystein já trabalhou como barista, gestor de cafeteria, mestre de torra e técnico de máquinas para café espresso. Desde 2014 ele atua como consultor de cafés especiais com foco na pós-colheita e na torrefação de café. 

Dois anos depois da criação da torrefação, em 2019, o OOP Café chegou ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, oferecendo café especial de Minas Gerais para os seus visitantes. “Agora, nossa torrefação atende ao OOP Café na Savassi e no Inhotim e ainda fornece para outros estabelecimentos de Belo Horizonte, interior de Minas e outras localidades, como São Paulo, Teresina e Amapá”, conta Adriene. As cafeterias se tornaram uma espécie de showroom para o Grupo OOP, que quase dobrou de tamanho no último ano. 

Hoje o grupo é composto pelas cafeterias, a torrefação e o e-commerce. Na Savassi, por exemplo, em seus 150 metros quadrados e no calçadão, são servidos 10,5 mil cafezinhos por mês, majoritariamente o café coado, com grãos selecionados vindos de Minas e também do Espírito Santo e da Bahia. O site para compra online é o www.oop.cafe, que em breve estará no ar. “Nós selecionamos, tratamos, torramos, preparamos, servimos e vendemos cafés especiais”, reforça Adriene. 

 

Da planta até a xícara

O OOP conta com três novas linhas de cafés especiais para atender a todos os paladares. Todos podem ser degustados ali: 

> A linha “Produtores” trabalha com cafés mais elaborados e sazonais. São microlotes de grãos mais “exóticos” e complexos, que permitem inovar sempre, como em novos processos de fermentação e secagem.

> Já a linha “Lugares” busca valorizar a origem dos cafés, trazendo no nome o lugar onde são produzidos. São cafés 100% arábica, com muita complexidade de sabor.

> E a linha “Slow Down” oferece cafés para todos os paladares, mas nem por isso, menos complexos em sabor. São grãos selecionados com foco em qualidade, diversidade e inovação, podendo ser 100% arábica, ou mix de canéfora e arábica, produzidos e originados pelos parceiros da região de Pedra Azul no Espírito Santo: Dério, Phillipe, Luiz Henrique e João. 

O trabalho vai de ponta a ponta, da planta até a xícara, com atenção às boas práticas de preservação e regeneração do ecossistema, produção de alimentos saudáveis, criando um produto sustentável para o meio ambiente e também para a economia.

 

Sobre o OOP - É um grupo de empresas (OOP Café, OOP Torra e OOP Digital) no ramo dos cafés especiais, que trabalha em diálogo com toda a cadeia produtiva do café, da curadoria de produtores e seus grãos, passando pela seleção dos melhores cafés, torra e distribuição tanto varejo, quanto atacado, em pontos de venda físicos e e-commerce. São duas unidades em Belo Horizonte (Savassi e Floresta) e no Inhotim (Brumadinho). Apenas nas cafeterias, vende cerca de 17 mil cafezinhos especiais por mês. O site para compra on-line e outras demandas é o https://oop.cafe/.

Fonte:Maya