A história do ex-bancário que é considerado o rei das franquias gastronômicas

24 de novembro de 2022 por Vanessa Brollo

O bancário José Araújo Netto sempre teve o sonho de empreender e foi na gastronomia que ele prosperou. O empresário foi responsável pela criação de oito negócios curitibanos de sucesso, entre eles grandes nomes como Mr. Hoppy e Porks – Porco & Chope, considerados dois dos bares mais badalados da capital paranaense. Em 2009, aos 26 anos, mesmo com um emprego bem estruturado como bancário, Araújo Netto sentiu que era a hora de empreender.

“Apesar de ter uma carreira financeiramente estável, todo funcionário tem medo de perder o emprego. Então resolvi investir na gastronomia para ajudar meu pai, que na época estava precisando, e também para ter um plano B, caso as coisas dentro do banco não dessem certo”

 

Dessa vontade, nasceu o Quermesse, bar temático de festas do interior. Também precursor do movimento de comida de rua em Curitiba, em 2012, Araújo Netto decidiu abrir um espaço para vender espetinhos, já com a ideia de ter um negócio com menos mão de obra.

“Estabelecimentos sem garçom já eram comuns em Belo Horizonte, por exemplo, mas aqui era algo surreal. Era estranho pro cliente ter que ir até o balcão fazer seu próprio pedido e, depois, ir retirar”

 

A partir desse momento, Araújo Neto focou em um único objetivo: criar empreendimentos com o menor número de funcionários possível.

“Um dia, em um evento de barraquinhas gastronômicas, percebi que a única que estava sempre cheia era a de chope. Foi aí que decidi criar um food truck de chope artesanal”.

Nesse momento nasceu o Mr. Hoppy, uma kombi de chope para eventos de food truck. A kombi se transformou em um bar com 15 torneiras de chope artesanal e quatro opções de hambúrguer a R$ 10. Na sequência veio o Porks também com a proposta de oferece rum cardápio barato, mas com cardápio típico mineiro: repleto de carne de porco.Por quatro anos, de 2016 a 2020, o empresário focou todos os seus esforços em expandir nacionalmente as duas redes de franquias: Mr. Hoppy e Porks – Porco & Chope. No período, Araújo Neto se consagrou como o maior vendedor de chope artesanal do país, com mais de 300 mil litros comercializados mensalmente.

Desde 2020 o Porks -- Porco & Chope, cresceu 275%, saltando de 16 unidades e faturamento aproximado de R$ 18 milhões para 44 unidades , além de outras sete com previsão de abertura ainda em 2022, e expectativa de atingir a cifra anual de R$ 81 milhões.

 

As dicas do empresário

- Entender o perfil do consumidor para elaborar uma identidade que reflita os valores do seu mercado.

- Investir na consistência do negócio. Por exemplo, no caso de redes de franquias, consistência não é sinônimo de abrir novas lojas, mas sim de evitar que as unidades abertas encerrem suas atividades. Para garantir esse saldo positivo, deve-se prezar sempre por uma escolha bem feita do franqueado e dos pontos comerciais onde serão inauguradas novas casas.

- Estruturar a marca de forma que os franqueados consigam fazer uma gestão tranquila e padronizada, com o mesmo visual, astral, atendimento e qualidade do produto, mantendo uma única essência em todas as regiões do país.

@porks_brasil