Desde os 10 anos, Felipe Brito já tinha espírito empreendedor na veia, quando teve seu primeiro insight de negócios, ao enxergar a falta de algum lugar perto do condomínio em que morava na Zona Norte de São Paulo para a criançada comprar doces. Percebendo essa necessidade, começou a comprar no atacado e vender doces e refrigerantes no próprio prédio.
Felipe teve uma juventude diferente dos seus colegas. Enquanto eles jogavam bola, o empresário preferiu estudar violão erudito no Guri Santa Marcelina e pouco tempo depois, dentre mais de 3 mil candidatos, foi aprovado na Escola Municipal de Música. Aos 14 anos, entrou no mercado de trabalho: começou a fazer cursos profissionalizantes, foi menor aprendiz, estagiário e propagandista em diversas empresas.
Negro e de origem humilde, o jovem empresário sempre se dedicou muito para realizar os seus sonhos e hackeou um sistema tradicionalmente branco e rico, onde pessoas como ele acabam não tendo oportunidades de terem sucesso. Hoje, Brito é dono da Rede CarpeVita de medicina e com apenas 2 anos no mercado conta com um patrimônio atual de 9,4 milhões de reais.
Em seu primeiro empreendimento na área da saúde, Brito abriu em sociedade, uma clínica e um laboratório de diagnósticos de imagem, mas a união não deu certo. A partir deste momento e com um novo propósito o empresário resolveu investir na carreira solo e abriu a Rede CarpeVita em dezembro de 2020, cujo nome deriva das palavras "CARPE" e "VITA" do latim, que significam “Aproveite” e “Vida”. Juntas, elas expressam o propósito das clínicas CarpeVita: que os pacientes em plena saúde, possam aproveitar suas vidas ao máximo.
Por entrar em uma área dominada por médicos e possuir verba limitada para investir, Felipe passou por muitas dificuldades no início, mas soube superar todas por meio de um bom relacionamento e liderança.
“Liderar não é fácil, mas é importante buscar uma relação com seus colaboradores em que os objetivos da empresa são expostos de maneira bem clara. A confiança no líder não é imposta; ela depende do tipo de relação que ele vai construir”.
A clínica possui o conceito 360 graus, ou seja, apresenta uma gama de serviços para “acolher” o paciente em variadas esferas da saúde. Nutrição, Nutrologia, Emagrecimento Saudável, Performance Esportiva, Equilíbrio Hormonal, Ganho de Massa, Ortopedia, Dermatologia e Definição Muscular, são atualmente as especialidades propostas para os pacientes. As clínicas estão presentes em 4 bairros de SP, em localidades distintas de fácil acesso: Morumbi, Moema, Santana e Vila Olímpia.
Hoje, o faturamento anual da rede é de 4,2 milhões de reais e a previsão é de que nos próximos doze meses esse número chegue a 19 milhões de reais.
“ Me inspirei na minha avó Isabel, que lutou muito para conseguir condições mínimas de saúde ao final de sua vida, ela foi uma pessoa muito importante na minha criação e queria que ela estivesse aqui para ver tudo que a gente tenta construir e melhorar com base no amor ao próximo e o respeito ao paciente”.
Como plano para o futuro, Brito pretende expandir sua rede de atendimento para todo o Brasil e tem a meta de até dezembro de 2023 estar com mais 12 clínicas dentro do estado de São Paulo.
As dicas do empresário:
-Invista constantemente em capacitação, para destacar seu negócio é fundamental ter domínio no que se trabalha, bem como é vital para o empreendedor que aprimore suas habilidades pessoais, por exemplo: retórica, oratória, técnicas de vendas e negociação.
-Construa uma rede de relacionamentos poderosa, mesmo tendo excelência no seu mercado, inúmeras oportunidades surgirão se o empresário possuir um bom network. Clubes de negócios, confrarias, instituições religiosas ou filosóficas são alguns locais onde conseguirá expandir sua rede de contatos.
- Seja o espelho da sua empresa, por mais que tenha uma boa divulgação em seu negócio, é imperativo ao empreendedor ser a cara de seu negócio, pessoas compram de outras pessoas, então estejam cientes muito da credibilidade e valor que um cliente enxerga da sua empresa é resultado daquilo que você externa publicamente como empresário.