De uma infância humilde para um empreendimento de sucesso na área da saúde

17 de novembro de 2022 por Vanessa Brollo

Desde os 10 anos, Felipe Brito já tinha espírito empreendedor na veia, quando teve seu primeiro insight de negócios, ao enxergar a falta de algum lugar perto do condomínio em que morava na Zona Norte de São Paulo para a criançada comprar doces. Percebendo essa necessidade, começou a comprar no atacado e vender doces e refrigerantes no próprio prédio.

Felipe teve uma juventude diferente dos seus colegas. Enquanto eles jogavam bola, o empresário preferiu estudar violão erudito no Guri Santa Marcelina e pouco tempo depois, dentre mais de 3 mil candidatos, foi aprovado na Escola Municipal de Música. Aos 14 anos, entrou no mercado de trabalho: começou a fazer cursos profissionalizantes, foi menor aprendiz, estagiário e propagandista em diversas empresas.

Negro e de origem humilde, o jovem empresário sempre se dedicou muito para realizar os seus sonhos e hackeou um sistema tradicionalmente branco e rico, onde pessoas como ele acabam não tendo oportunidades de terem sucesso. Hoje, Brito é dono da Rede CarpeVita de medicina e com apenas 2 anos no mercado conta com um patrimônio atual de 9,4 milhões de reais.

Em seu primeiro empreendimento na área da saúde, Brito abriu em sociedade, uma clínica e um laboratório de diagnósticos de imagem, mas a união não deu certo. A partir deste momento e com um novo propósito o empresário resolveu investir na carreira solo e abriu a Rede CarpeVita em dezembro de 2020, cujo nome deriva das palavras "CARPE" e "VITA" do latim, que significam “Aproveite” e “Vida”. Juntas, elas expressam o propósito das clínicas CarpeVita: que os pacientes em plena saúde, possam aproveitar suas vidas ao máximo.

Por entrar em uma área dominada por médicos e possuir verba limitada para investir, Felipe passou por muitas dificuldades no início, mas soube superar todas por meio de um bom relacionamento e liderança.

“Liderar não é fácil, mas é importante buscar uma relação com seus colaboradores em que os objetivos da empresa são expostos de maneira bem clara. A confiança no líder não é imposta; ela depende do tipo de relação que ele vai construir”.
 

 

A clínica possui o conceito 360 graus, ou seja, apresenta uma gama de serviços para “acolher” o paciente em variadas esferas da saúde. Nutrição, Nutrologia, Emagrecimento Saudável, Performance Esportiva, Equilíbrio Hormonal, Ganho de Massa, Ortopedia, Dermatologia e Definição Muscular, são atualmente as especialidades propostas para os pacientes. As clínicas estão presentes em 4 bairros de SP, em localidades distintas de fácil acesso: Morumbi, Moema, Santana e Vila Olímpia.

Hoje, o faturamento anual da rede é de 4,2 milhões de reais e a previsão é de que nos próximos doze meses esse número chegue a 19 milhões de reais.

 

“ Me inspirei na minha avó Isabel, que lutou muito para conseguir condições mínimas de saúde ao final de sua vida, ela foi uma pessoa muito importante na minha criação e queria que ela estivesse aqui para ver tudo que a gente tenta construir e melhorar com base no amor ao próximo e o respeito ao paciente”.

 

Como plano para o futuro, Brito pretende expandir sua rede de atendimento para todo o Brasil e tem a meta de até dezembro de 2023 estar com mais 12 clínicas dentro do estado de São Paulo.

As dicas do empresário:

-Invista constantemente em capacitação, para destacar seu negócio é fundamental ter domínio no que se trabalha, bem como é vital para o empreendedor que aprimore suas habilidades pessoais, por exemplo: retórica, oratória, técnicas de vendas e negociação.

-Construa uma rede de relacionamentos poderosa, mesmo tendo excelência no seu mercado, inúmeras oportunidades surgirão se o empresário possuir um bom network. Clubes de negócios, confrarias, instituições religiosas ou filosóficas são alguns locais onde conseguirá expandir sua rede de contatos.

- Seja o espelho da sua empresa, por mais que tenha uma boa divulgação em seu negócio, é imperativo ao empreendedor ser a cara de seu negócio, pessoas compram de outras pessoas, então estejam cientes muito da credibilidade e valor que um cliente enxerga da sua empresa é resultado daquilo que você externa publicamente como empresário.

 

@carpevita.med