De bancária e funcionária pública a cerimonialista e organizadora de casamentos sustentáveis

28 de abril de 2024 por Vanessa Brollo

O primeiro contato de Darlene Medeiros com o universo dos eventos, especificamente casamentos, ocorreu por intermédio de uma colega que trabalhava como fotógrafa nesse ramo. “Embora nunca tivesse considerado empreender ou mudar de profissão até então, a ideia despertou minha curiosidade. Fui atraída para esse universo e comecei a buscar cursos para me capacitar melhor”, diz a empresária.

Antes disso, ela se formou em economia e trabalhou como bancária.A experiência como bancária não foi positiva em minha vida. Após oito anos, percebi que aquilo não estava alinhado com meus objetivos e preferências, então decidi seguir em frente sem olhar para trás”, diz.

A primeira tentativa de atuar como cerimonialista não deu certo e, como foi chamada para assumir um cargo como funcionária pública, deixou a ideia de lado. Assumiu o cargo cheia de esperança, mas acabou sendo transferida para um ambiente insalubre e desagradável.

“Sofri com depressão e síndrome do pânico, questionando o rumo da minha vida em meio ao caos”, lamenta

Foi uma antiga cliente que deu novo ânimo para Darlene. Ela pediu ajuda para organizar um chá de bebê.

“Nesse momento, percebi que poderia fazer diferente. Se aquela cliente optou por me contatar em meio a diversas opções, isso significava que eu oferecia algo único e especial. Decidi dar uma nova chance ao meu sonho e recomeçar”, conta.

Darlene aguentou mais um tempo no cargo enquanto reinvestia os lucros para fortalecer a estrutura do negócio antes de tomar a decisão de deixar o emprego formal e focar exclusivamente na organização de eventos. “O mercado de eventos é desafiador, exigindo conquistas contínuas, como estabelecer parcerias sólidas e manter uma reputação positiva. Para mim, a maior conquista é ser lembrada e valorizada no mercado. Os reconhecimentos que vieram depois são apenas a cereja do bolo”, comemora.

A empresária se especializou em eventos sustentáveis e criou projeto Essence Wedding, com o objetivo de promover práticas sustentáveis no setor de casamentos.

“Nosso objetivo é educar e conscientizar tanto os profissionais quanto os clientes sobre a importância da sustentabilidade no setor de eventos. Entendemos que, para tornar a sustentabilidade uma prática comum, é necessário um trabalho contínuo de educação e conscientização em todos os setores. Assim, seguimos em frente, renovando constantemente nossas perspectivas e buscando inspirar mudanças significativas na indústria de eventos”.

As dicas da empresária

Invista em conhecimento em marketing - Eu gostaria de ter mais conhecimento em marketing quando comecei meu primeiro negócio; eu não tinha chance de ter sucesso sem entendê-lo ou ter o dinheiro para contratar alguém que pudesse me apoiar nessa área.

Não tenha medo de mudar. Eu gostaria de ter entendido que mudar de profissão é normal quando eu tinha 25 anos... Passei muitos anos acreditando que o fato de eu ter me formado em Economia e trabalhado em algo não relacionado não diminuía minha jornada ou meu valor como pessoa.

Faça networking- Teria sido ótimo se alguém tivesse me ensinado mais sobre relacionamentos pessoais; levei um tempo para entender o poder do networking e fazer parte de uma comunidade. Acho que isso foi uma grande lacuna durante meus anos de escola e faculdade.

 Invista em sustentabilidade -Eu começaria integrando a sustentabilidade corporativa como um meio de ajustar toda a cultura e processos organizacionais em direção à sustentabilidade. No entanto, para ser eficaz e evitar o greenwashing, isso precisa estar no cerne dos negócios de qualquer empresa no mundo atual e para aqueles que desejam planejar seu futuro. Ter uma cadeia de suprimentos de fornecedores alinhada com esse propósito também é crucial para minimizar impactos ambientais negativos. Além disso, entender as comunidades circundantes onde o negócio ou empresa opera... Na minha opinião, este é o caminho para empresas que visam alcançar lucratividade enquanto são ambientalmente responsáveis.

www.essencewedding.com.br