Como fazer o planejamento da sua empresa para um mercado pós-pandemia

06 de maio de 2020 por Vanessa Brollo
Com o retorno aos poucos do mercado pós-pandemia da COVID-19, as empresas se preparam para um mundo novo, com novos padrões de consumo e mudanças de cenários. “O fato é que nada será como antes e, honestamente, que bom. É preciso se adaptar e fazer alguns planejamentos para que a retomada das atividades seja positiva”, conta o CEO da Iwankio Consulting e consultor de Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio: 1- Promova sua transformação digital. Seu público está, ainda mais, online. Se a sua empresa ainda não estava na internet, o momento é agora. Onde está o seu cliente? Nas redes sociais, sites? Atendimento por vídeo no WhatsApp traz uma conversão maior? Teste as possibilidades com os clientes até encontrar a ferramenta ideal para o seu negócio. Adapte a cultura da companhia e desenvolva uma boa equipe de T.I, ou então, terceirize esse processo com especialistas reconhecidos no mercado; 2- Flexibilize as cargas e horários de trabalho. Sim, o home office veio para ficar e ele é importante para aumentar produtividade e reduzir custos, então adeque essa tendência no estatuto da sua empresa. Além disso, para não haver aglomerações improdutivas de pessoal, escalonar a equipe é de suma importância; 3- Planeje com calma. Não adianta ir com sede ao pote e querer abraçar o mundo. Por exemplo, produzir em larga escala esperando uma grande retomada da atividade econômica. Antes, é preciso sentir o comportamento do consumidor para não haver desperdícios e prejuízo; 4- Programe reservas de emergência, para que situações como essas, que pegam todos de surpresa, não sejam vilões da sua companhia novamente. Olho no caixa, sempre; 5- Invista em marketing e comunicação. Agora, mais do que nunca, é importante ser visto, fortalecer a marca, para ser lembrado; 6- Ofereça proteção! Se recebe clientes, é importante disponibilizar máscaras de proteção, colocar álcool em gel à disposição para colaboradores e público externo. Isso mostra empatia e preocupação da empresa com o atual momento que estamos vivendo. Consultor