Advogada transforma hobby descoberto na pandemia em um negócio

18 de setembro de 2023 por Vanessa Brollo

A advogada Claudia Teixeira Veiga, especializada em direito ambiental, encontrou durante a pandemia uma nova paixão: a criação de joias. O que começou como um hobby se transformou na marca Atena, joias e acessórios únicos criados por ela em um ateliê na região central e descolada da Rua São Francisco, no centro histórico de Curitiba.

O nome foi inspirado na deusa grega Atena, que simboliza a justiça e a criatividade. A Cláudia continua a trabalhar como advogada. Segundo ela,  apesar de parecer atividades completamente distintas, a forma como a Cláudia exerce essas atividades, são complementares. 

"A relação entre o direito ambiental e a arte sustentável, é pautada na proteção e preservação do meio ambiente por meio da expressão artística. O direito ambiental busca regular e garantir a sustentabilidade ambiental, enquanto a arte sustentável utiliza materiais e técnicas que além de minimizar o impacto ambiental, reutilizando peças usadas transformando-as em novas, traz exclusividade e beleza e personalidade para a peça”.

Ela explica, que o direito ambiental estabelece normas e princípios que visam a conservação dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade, a prevenção da poluição e a promoção do desenvolvimento sustentável. Essas normas são aplicáveis a diversas áreas, incluindo a produção artística.

“A arte sustentável, por sua vez, busca criar obras que promovam a conscientização ambiental, utilizando materiais reciclados, reaproveitados, ou de baixo impacto ambiental. Essa forma de expressão artística valoriza a sustentabilidade, a reutilização de materiais e a redução do consumo excessivo”.

O hobby de Claudia evoluiu rapidamente e a marca Atena ganhou vida. Com o apoio de sua nora, Drieli Moura, e de seu filho, Adriano Milioli, a Atena se tornou um negócio familiar. De ateliê, a marca passou a ser uma loja multimarcas de roupas femininas. 

Para dar conta de duas atividades, a advogada diz que organização e disciplina são fundamentais. Sua agenda para reuniões presenciais são preferencialmente combinadas com cafés da manhã, almoço ou café da tarde, que além de otimizar o tempo unindo o útil ao agradável, também fortalece o vínculo, a confiança e a credibilidade com os seus clientes. As audiências, na sua maioria são on-line, o que facilita organizar previamente a agenda sem se preocupar com o tempo de deslocamento e espera; a elaboração das peças processuais são produzidas, preferencialmente no silêncio da noite.

 “Já as artes, são criadas em um estúdio no centro da Cidade, nas terças e quintas, sem hora pra começar, tampouco pra terminar… é o local onde a preocupação com horas e prazos da lugar a criatividade e a arte instintiva, mas consciente de suas formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e sustentabilidade”

 

 As dicas da Claudia 

- Não espere o momento ideal para colocar em prática uma ideia ou um projeto. Comece com o que você já tem, simplesmente comece. 

-Não espere inspiração para agir, comece e a inspiração virá. 

- Não desista com os obstáculos que certamente irão surgir, supere, eles são necessários ao aprimoramento do seu projeto. 

-Não se distraia com pensamentos de um futuro incerto, tampouco com recordações de um passado triste. Mantenha o foco.

@atenaartemoda

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
CRISLAINE
19 de setembro de 2023 Responder
A Cláudia é uma mulher maravilhosa corajosa,que ao envés de se manter na sua área de conforto como advogada,ela resolveu ir a frente em uma área totalmente desconhecida e se descobriu novamente e fez tudo com muito trabalho e dedicação,com toda certeza merece todo esse sucesso♥️
Comentário: X
Nome:
Email: