Um negócio de sucesso que começou com a venda de doces pela janela do quarto

05 de agosto de 2022 por Vanessa Brollo

Sim, a Iara Battoni começou a confeitaria dela, que está completando 10 anos, vendendo chocolate quente da janela do quarto, na cidade de Amparo, interior de São Paulo. A história da Iara foi uma das primeiras que contei aqui no blog, lá em 2014, clica AQUI pra ler. Resolvi procurar novamente a Iara e recontar essa história, para mostrar que é preciso estar atento ao que você tem ao seu redor na hora de empreender. Muitas vezes uma boa ideia está aí na sua casa, no caso dela na janela do quarto.

A Iara é formada em Figurino e morava no Rio de Janeiro atuando na área, mas não estava feliz. Quando decidiu voltar para a cidade natal queria ter um negócio inovador. Na época, muita gente passava na frente da casa da família para ir até o Festival de Inverno, na cidade e ela aproveitou o movimento para vender chocolate quente. Para chamar a atenção decorou a janela com uma pintura feita por ela e com balões de chocolate quente flutuando.

A Iara  não tinha nenhum curso de confeitaria, mas aprendeu a fazer doces com a mãe e trabalhou com ela na produção de chocolate dos 11 aos 20 anos de idade. Pois ela usou as receitas de família e todo o aprendizado que teve em casa para começar o negócio.

"Acredito que sou mais artista do que confeiteira ! Apesar das pessoas gostarem muito dos doces que fabricamos! Mas o que faz meu coração bater forte e querer continuar é a área de criação, tanto para desenvolver um produto, quanto uma embalagem, uma coleção, a realização da fotografia de produto, as campanhas".
 

Quando abriu a janela do quarto como um negócio temporário, a Iara só tinha a máquina de chocolate quente, mas em 10 dias já tinha tirado a cama e adaptado a um novo modelo de negócio no cômodo da casa. Depois de um tempo, já com mais produtos e uma linha de presentes, ela não conseguia mais mostrar tudo pela janela e precisou de um novo espaço.



“Mesmo com o atendimento em outro ambiente da casa a janela permanece decorada, temática de acordo com cada período. As pessoas tiram foto nessa janela e acabou virando um ponto turístico! Desenvolvi uma embalagem em formato de janela para ficar ainda mais próximo da essência do négocio. E janelas têm muito significado para mim, vejo como um renascer, se abrir para o novo, para o novo dia, para novas oportunidades”

 

E foi da cabeça da artista que surgiu um dos produtos que ela considera um dos mais inovadores que é a Flor de Capuccino, que foi criado em 2019 e com marca registrada. A ideia, segundo a Iara é transformar a bebida em uma experiência.

“Não é apenas uma loja de doces, não é apenas um cappuccino”

 

Nesses 10 anos foram muitos desafios, mas a Iara considera que o maior foi continuar quando ela quis desistir. Mas, mais que dificuldades, a empresária diz que tem muitas conquistas para celebrar.



“Todo conhecimento e evolução diário, saber que temos parceiros, amigos, que podemos contar, de ver que meu negócio está vivo e sólido diante de tudo que estamos enfrentando no mundo e a maior de todas: acreditar no meu negócio e principalmente na minha capacidade”.

 

As dicas da Iara


-Busque e tenha satisfação de realizar algo que seja a sua essência.

-Acredite em algo que possa gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas.

- Cada pessoa é única, cada um tem uma história, junte toda a sua sabedoria, a sua jornada de vida e transforme em algo que faça sentido para você.

 

@janeladanamoradeira