A ideia é que mesmo as pessoas com restrições alimentares ou que sejam veganas, possam aproveitar as delícias da Páscoa.
Essa é a proposta dos empresários do Guanaco Mercado Saudável que esse ano traz as opções de chocolates veganos, sem adição de açúcar e ricos em cacau. Segundo a empresária Lilian Lago, são seis tipos, entre brancos e pretos 50% e 70% cacau.
“ Queremos provar que dá para ter prazer com o chocolate sem enfiar o pé na jaca”
O destaque é o que Lílian e o sócio e marido Ricardo Tonsig chamam de “chocolate quebradinho”, preparado com massa de cacau, damasco, cranberry, pistache, semente de abóbora, castanha de caju, uva passa e amêndoas. No lugar do açúcar, xylitol, um adoçante natural encontrado nas fibras de vegetais.
A nutricionista Louise Kalkmann explica que todo mundo pode consumir, a não ser que tenha alergia a algum componente.
“Diabéticos, intolerantes e veganos desfrutam de mais benefícios, pois os chocolates não contém produtos de origem animal, como o leite, e alguns podem não conter açúcar”, diz
Muita gente ainda torce o nariz quando se fala em chocolate sem açúcar ou com 50% ou 70% cacau, um comportamento que a nutricionista acredita que está ligado a falta de conhecimento.
“Muitas pessoas não tiveram contato ou oportunidade de experimentar, com receio de não serem tão saborosos. Mas, as variedades estão surgindo e a cada dia agradando mais os diferentes paladares, basta experimentar”