Assim como muita gente, a Ana Paula Panhoni decidiu fazer pães durante a pandemia. A artesã, que sempre trabalhou com tecido, já tinha feito curso de pães de fermentação natural e pizza, mas de maneira informal.
Quando em uma consulta médica comentou que fazia pão recebeu a primeira encomenda. Como fez uma fornada, decidiu postar no grupo do condomínio e não parou mais. Chegou a ter 300 clientes na época da pandemia
A Ana sabia fazer o pão mais simples de fermentação natural, mas foi atrás de cursos para ter novas receitas. Quando o marido da Ana saiu da da empresa, onde estava há 22 anos, até começou a procurar um novo trabalho, mas com as vendas de pães só aumentando, percebeu que poderia se unir a esposa e empreender também. Ele foi atrás de profissionalização, fez cursos e os dois abriram o espaço para venda de pães onde também vendem pães doces e pizzas assadas na hora e ultracongeladas.
Para se diferenciar nessa área, que é bem concorrida, a Ana diz que todos os produtos são baseados em fermentação natural e longa sem aditivos químicos ou conservantes.
Segundo a empreendedora, a procura por esse tipo de pão tem aumentado porque são mais leves e de fácil digestão.
“ As massas são de baixo índice glicêmico e isso traz uma melhor qualidade de vida. Além disso, têm validade maior sem perder a qualidade. Temos percebido que muitos clientes os consomem por recomendações médicas, principalmente os integrais”.
Apesar do desafio constante de manter a qualidade final dos pães e pizzas, a Ana diz que está feliz como empreendedora.
“É muito gratificante receber o retorno do clientes e, no nosso caso, estar produzindo produtos saudabilidade alimentar”
As dicas da Ana
- Primeiro acreditar em si próprio
- Iniciar pequeno para sentir o mercado e aceitação
- Ter um planejamento financeiro
- Satisfação e prazer total no que faz