Estância Betânia: Quando o turismo ajuda no desenvolvimento de ações sociais que impactam a comunidade

23 de julho de 2023 por Vanessa Brollo

O que o turista vê quando chega na Estância Betânia é uma área verde exuberante. Ao passr alguns dias por lá, encontra, a seu dispor, um serviço de qualidade para hospedagens e eventos, além de  espaços que proporcionam momentos de tranquilidade e relaxamento com a família ou com amigos.

Mas esse trabalho faz parte de algo muito maior e vai muito além da parte do turismo. A Estância Betânia  é uma das unidades geradoras de recursos da Irmandade Betânia. Fundada em 1980 em Curitiba, a Irmandade Betânia é uma associação cristã e filantrópica, que por meio de ações educacionais e sociais, promove o desenvolvimentos integral da comunidade criando oportunidades para uma vida mais digna para crianças, jovens, adultos e idosos. A Irmandade atua em cinco fontes: educação básica, envolvimento com a comunidade, capacitação e desenvolvimento, hospitalidade e orientação cristã. Atualmente são 5 unidades e 9 projetos, em Curitiba e Colombo, na região metropolitana da Capital.

Segundo Carolina Chueire, Coordenadora de Comunicação e Mobilização de Recursos, o hotel contribui com as vidas de muitas famílias e esse trabalho começa com as crianças, nas escolas atendidas pela Irmandade. 

“Só em Colombo são 400 alunos que passam o dia e recebem 4 refeições. Esse atendimento faz com que as crianças e suas famílias passem por uma transformação e possam ter educação de qualidade mesmo em contextos de vulnerabilidade”, explica a coordenadora.

 

Além disso, a Estância Betânia é um centro de educação com um curso básico de hotelaria, que tem dado oportunidade para que as pessoas da comunidade encontrem um trabalho na área.

 

“São muitos os desafios, mas queremos fazer nossa parte transformando a sociedade pela educação”, afirma.

 

Para que isso aconteça, Chueire destaca a importância do papel das empresas parceiras, padrinhos e voluntários que viabilizam o trabalho. Em relação aos hóspedes, a coordenadora diz que eles ficam sabendo no dia a dia que, enquanto recebem um serviço de qualidade, também estão fazendo o bem, uma vez que o lucro vai para as ações sociais mantidas pela irmandade.

“ A gente sabe que o turismo pode movimentar a economia e quando se une turismo à educação o impacto é muito maior”.

 

Saiba como ajudar a Irmandade Betânia pelo site www.estanciabetania.com.br

 

Para saber mais sobre a Estância Betânia  confira o Partiu Plano B na TV . CLIQUE AQUI para assistir