Deixar fluir a sua beleza interior é uma das dicas da Iara Capraro, para quem sonha em ter o artesanato como Plano B. Talvez esse nome não seja muito conhecido para você.
Mas quem sabe já ouviu falar em Daiara? Quem mora em Curitiba, mesmo que seja artesã ou artesão só por hobby certamente já comprou alguma coisa na Daiara Artes, uma loja com 800 metros quadrados com muita, muita matéria prima para fazer artesanato.
Pois a Iara é a proprietária dessa loja, que ainda oferece diversos cursos. Ela também é um fenômeno na internet. O canal da artista e empresária no Youtube, tem milhares de seguidores e os vídeos com passo a passo, das mais diversas técnicas, já tiveram mais de 13 milhões de visualizações.O sucesso foi tão grande que ela montou um estúdio próprio de gravação junto à loja, em Curitiba.
“Recebo mensagens do mundo todo. Brasileiros e estrangeiros que formam uma grande rede de alunos virtuais”.
São mais de 2000 vídeos disponíveis, de graça. Um dos mais acessados é o que ensina decoupage com fotos na madeira. Mas eu quero te contar como começou essa história.
A Iara sempre gostou de desenhar e pintar e por isso fez a Escola de Belas Artes do Paraná.
“Comecei a dar aulinhas de pintura em casa, para minhas amigas e vizinhas, quando meus filhos ainda eram pequenos, e eu precisava estar presente no dia a dia deles. Nunca imaginei fundar uma loja ou escola”.
Mas ela quase não teve escolha. As aulas começaram em março com 6 alunas e no final do ano já eram 60. Com o entra e sai de mulheres do apartamento ela foi incentivada pelo pai e pelo marido a abrir uma lojinha que acomodasse todo mundo. A loja foi inaugurada no dia do aniversário dela, 9 de fevereiro de 1985. E a curiosidade sobre o nome: “O nome Daiara foi sugestão das alunas, que sem querer faziam comentários de frequentar a loja “da Iara”. E o nome pegou, pois em poucos meses eu já era conhecida como a dona Daiara”. A Iára ou Daiara poderia se contentar com o sucesso de um espaço para dar aulas, mas foi muito além. Começou a viajar para São Paulo, para o exterior, visitou muitas feiras principalmente nos Estados Unidos e na Alemanha.
“Trouxemos para o Brasil um novo conceito de artesanato como hobby, terapia e lazer”
Com o crescimento e reconhecimento das alunas e clientes ela teve que mudar de endereço e montou, em Curitiba, a primeira loja informatizada desse segmento no Brasil, com gôndolas de autoserviço, uma inovação que foi copiada pelas melhores lojas do ramo em São Paulo e Rio. Anos depois teve que se mudar mais uma vez para o local onde está agora, a loja que falei no início com 800 metros quadrados. A pintura em madeira é a técnica campeã. Isso porque, segundo a artista, são peças utilitárias que as pessoas podem pintar para vender, presentear ou simplesmente fazer por hobby. Se o objetivo é vender a Iára conta que já viu vários exemplos.
“Donas de casa começam a fazer aulinhas de artesanato e pintam para a família, depois se estendem para o círculo de amigos, e assim a coisa se expande. Quando a pessoa tem o dom do comércio, além do da pintura, ela realmente tem sucesso nesse empreendimento”.
Atualmente, a empresária diz que o que mais se vê são pessoas interessadas em fazer as aulas como terapia e hobby, sem o compromisso de vender ou ter lucros. “O artesanato é mesmo uma energia maravilhosa, que mexe com as pessoas e cura os males do coração e do espírito. Eu recebo muitos e-mails e até cartas de pessoas contando suas histórias, e me agradecendo pela ajuda e pela cura da depressão. Também recebo visitas de pessoas que vem de outras cidades para me conhecer, e muitas choram ao me abraçar”, se emociona.
As dicas da Iara
- Deixe fluir esta beleza que está dentro de você, abra o seu coração e faça tudo com amor, que o resultado bom virá
-Para abrir um espaço, como um atelier ou uma pequena loja, vá devagar, passo a passo e observe principalmente o que as pessoas querem
-Conhecer o DNA do seu cliente, saber o que ele procura e quer comprar, garante o sucesso do seu empreendimento.