A Janaina Porcides Ramos, a Jana, sempre teve paixão por tudo que envolve festas. Era aquela que sempre se oferecia para organizar e decorar festas da família e de confraternizações das empresas. Formada em Administração e pós-graduada em Controladoria e Finanças pela UFPR, atuou mais de 15 anos no administrativo financeiro de grandes empresas de Curitiba e região. Ela não planejava se desligar da última empresa em que trabalhou, mas foi demitida quando voltou da licença maternidade. “A partir daí analisei, tomei coragem e resolvi que não queria mais ser empregada e sim empreendedora e ter mais tempo com a minha filha”. Quando ainda estava em um emprego fixo a Jana fez alguns cursos de decoração de festas e também de fotografia. “ Queria entender as técnicas para fazer a melhor composição não somente para facilitar o trabalho do fotógrafo, mas também para enriquecer a decoração com detalhes que fariam a diferença. Na época eu mal sabia, mas empreender com festas já era o meu Plano B”.
A Jana começou com uma loja física com itens de decoração e locação para festas. Ao ter contato com outros empresários da área percebeu a dificuldade deles de fazer a gestão do negócio. Por ser formada em Administração isso nunca foi um problema para a empresária. “Muitos profissionais do ramo passaram a me pedir cursos e orientação sobre ferramentas de gestão, controles, orçamentos, contratos, etc”. O Plano B da Jana se ampliou e hoje, além de empreendedora, ela se tornou mentora de outros profissionais com cursos e palestras sobre Empreendedorismo, Gestão e Marketing e criou até um site: “Como Viver de Festa”, para ajudar outras pessoas que querem empreender no ramo de festas.
As dicas da Jana:
-Empreender no mercado de festas é um desafio diário. Sempre há novas tendências e temos que estar preparados para oferecer o melhor. Por isso é muito importante buscar a atualização através de cursos, palestras, workshops e até mesmo conversar com outros empreendedores do mesmo segmento de atuação.
-Como em qualquer outro negócio, o empreendedor de festas precisa saber planejar, fazer a gestão financeira, ter metas e principalmente cuidar do seu marketing. Olhar para o seu negócio e cuidar dele como empresa traz grandes resultados.
- Para ter sucesso, tenha foco e disciplina. Mas todo negócio vale a pena se ele está conectado com o coração. Faça o que você ama, levante sua cabeça e siga em frente!
www.supremeart.com.br
@supremeartfestas
WhatsApp (41) 9 9995-4856
