Criaram um aplicativo que ensina a pessoa a se maquiar de forma personalizada

10 de maio de 2022 por Vanessa Brollo

Os aplicativos já fazem parte do nosso dia a dia e agora podem ajudar até na hora da maquiagem. Essa é a proposta do Be Beleza Tech que chega com a ideia  de mudar a forma de aprendizado no universo beauty. Através de realidade aumentada e mini tutoriais com experts em maquiagem, a ferramenta promete revolucionar o mercado da beleza.

Lançado em julho de 2021, por Carolina Habeyche e Fernando Domingues, o app oferece um serviço completo de experiência às usuárias. A ideia original veio de Carolina e sua carreira de 20 anos no mercado da beleza. Ela criou a primeira escola de automaquiagem no Brasil, a Cacá Make UP, em Porto Alegre, em 2007, ensinando mais de 2 mil mulheres a se maquiarem. O jeito customizado de falar sobre o assunto foi a ideia central deste projeto atual.

“Queria ganhar escala em conversar sobre beleza, sem perder a personalização.O aprendizado de beleza é uma via de mão dupla, de um lado as características e gostos pessoais e do outro a recomendação assertiva de técnicas e produtos ”,

 

explica Carolina.

Mas como levar esse ensinamento, um diagnóstico de forma mais personalizada? A resposta: alta tecnologia aliada a conhecimento. Em 2017, ela foi para o Vale do Silício receber mentoria e em 2018 procurou as ferramentas necessárias para, de fato, criar o negócio. “Voltei de lá com a realidade aumentada como peça fundamental para a Be Beleza Tech.” Um ano depois conheceu Fernando Domingues, o par tecnológico que faltava para o projeto se tornar realidade em agosto de 2020.

E como o app funciona? Escolhendo o look que você quer aprender, por exemplo, “delineado gatinho”, a usuária utiliza a câmera de selfie para olhar o próprio rosto. Na tela aparecem as marcações animadas como em um  filtro de Rede Social, mas personalizado que mostram onde e como aplicar cada produto, enquanto a expert (em vídeo) demonstra  a aplicação em si. O passo a passo é falado e também escrito. Há sugestões de produtos e ferramentas para concluir a tarefa com êxito. Ou seja, uma aula 360° para a aluna, mostrando exatamente a área a ser trabalhada no próprio rosto da pessoa. Há diversos tutoriais como: delineado invertido, pele perfeita, blush, escolhendo a base, sobrancelha, iluminador, contorno, rotina de barba (primeira parceria masculina), olho esfumado, além de maquiagens artísticas como a Arlequina.

Mesmo com um time enxuto, a Startup já conta com:

- desenvolvedores que criam a tecnologia proprietária, construindo tutoriais projetados no rosto da usuária e que se adaptam a diversos formatos de rosto, trazendo o nível de personalização da experiência.
- designers digitais que constroem a linguagem e o visual do aplicativo.
- equipe de conteúdo trazendo aprofundamento aos assuntos tratados, aos produtos e categorias.
- experts de beleza que cocriam conteúdo para diversas peles e estéticas.

“O nosso propósito é empoderar o ecossistema como um todo: da informação à experiência”, explica Fernando Domingues. A dupla aposta num trabalho completo desde ensinar as técnicas até a compra consciente e, para isso, conta com a parceria das consultoras de beleza.O app é gratuito e está disponível em todas as plataformas.

Números atuais:
65 mil usuárias ativas
20 mil usuárias ativas por semana.

+ Números:
Encerrar 2022 com 300 mil usuárias
Encerrar Junho com 120 mil usuárias

Link para acessar o aplicativo: bebelezatech