A coxinha em pote que virou franquia com mais de 70 lojas espalhadas em 16 estados brasileiros

23 de janeiro de 2024 por Vanessa Brollo

Do desejo de empreender até se consagrar como franquia de sucesso, Carol Martineli e Alexandre Marcon Martineli, tiveram uma longa jornada de desafios superados e hoje comemoram a criação da rede de coxinhas presente em mais de 50 cidades.

Quando assumiram uma lanchonete falida na cidade de Andradas, interior de Minas Gerais, em 2010, eles tinham o sonho e a certeza que poderiam mudar a situação. Arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa.

“Na primeira noite em que abrimos, nós choramos porque não tínhamos vendido nem 20 reais para pagar o motoboy, mas não podíamos desistir. Tínhamos um empréstimo de 30 mil que adquirimos para comprar o negócio e precisávamos de dinheiro para pagar as parcelas”, conta Carol.

Trabalhando de domingo a domingo, em apenas um ano, a lanchonete transformou-se em uma conceituada hamburgueria, conquistando o prêmio de Melhor do Ramo. Após 5 anos de sucesso da lanchonete, em 2015, surgiu a ideia de abrir uma loja de finger food, tendo a coxinha como carro chefe. Este foi o primeiro passo para a construção de uma franquia cheia de potencial.

“Três grandes diferenciais foram determinantes para o sucesso do nosso negócio: primeiro, os quitutes são feitos artesanalmente em um processo familiar; são servidos em copos de diversos volumes, de acordo com a fome do cliente e terceiro, eles possuem tamanhos personalizados e sabores diferenciados”, explica Alexandre. Seis meses depois da inauguração da primeira loja, o casal abriu a primeira franquia em Poços de Caldas.

As receitas são exclusivas e a cada data festiva e comemorativa, são lançados novos recheios e sabores, como por exemplo, a morangoxinha (massa crocante de coxinha com recheio de morango), chocoxinha (massa crocante de coxinha com recheio de chocolate) e coxibe (mistura inusitada de dois tradicionais quitutes: quibe e coxinha). O cardápio também conta com bolinho de bacalhau, baconxinha cremosa, filezinho de frango, batatitas, coxinha vegana, bolinha de queijo, bolinho de pizza, bolinho de calabresa, quibe, croquete, pão de queijo mineirinho, churros de doce de leite e chocolate, churritos e churros gourmet.          

 

As dicas da empresária:

-Comece pequeno, pense grande:Iniciar um negócio pode parecer assustador, mas começar pequeno pode ser mais gerenciável e menos arriscado. Concentre em uma ideia de negócio específica, teste no mercado e ajuste conforme necessário. À medida que ganhar confiança e obtiver sucesso, você poderá expandir gradualmente.

-Conheça seus clientes:Compreender as necessidades e desejos dos seus clientes é fundamental. Faça pesquisas de mercado, interaja com seus clientes e esteja atento aos feedbacks. Quanto melhor você conhecer o seu público-alvo, mais eficaz será o atendimento às  demandas, com relacionamentos duradouros.

-Gerencie suas finanças com cautela:Mantenha um controle rigoroso das finanças desde o início. Estabeleça um orçamento claro, acompanhe as receitas e despesas e evite gastos desnecessários. A gestão financeira eficiente é vital para a sobrevivência e o crescimento do seu negócio. Esteja ciente dos custos e procure maneiras criativas de economizar dinheiro.

www.carolcoxinhas.com.br