A Taissa Schuartz é chef de cozinha, aliás, ela é A Chef Chic, especializada em gastronomia personalizada. Mas também é advogada, atuou durante muitos anos na área trabalhista. Ela me disse que cresceu acreditando que a gente não deve ter um Plano B , porque achava que quando se pensa em Plano B o Plano A fica de lado. Mas ela acabou mudando de opinião.
Em 2011, a Taissa morava e era advogada trabalhista em Maceió. Essa área depende muito de correio, de banco. Pois ela enfrentou uma greve de correio que emendou com uma greve dos bancos. O resultado: três meses sem entrar dinheiro nos escritórios que comandava. As contas começaram a atrasar e ela teve que pensar em um Plano B. Como sempre gostou de cozinhar, aproveitou que o verão estava chegando para abrir uma pequena lanchonete em uma praia perto de Maceió. Durante esse processo, para "ajudar" bateram no carro dela. Sem problemas, começou a fazer tudo de ônibus mesmo. Superou todas as dificuldades e foi aprendendo na prática tudo sobre o setor. Em três semanas fechou os dois escritórios e no fim do verão já estava com as contas em dia.O sucesso deu ânimo para a Taissa que começou a trabalhar com eco gastronomia e com o conceito de slow food. “Sempre gostei de fazer um trabalho personalizado”.
Ela já estava com um restaurante bem maior oferecendo 34 pratos no cardápio quando precisou repensar a vida novamente. A filha dela queria estudar em Curitiba. Em 15 dias ela fechou o restaurante e pegou a estrada. E novamente começou do zero. A ideia inicial era abrir um pequeno restaurante,em Curitiba, com no máximo 8 mesas para manter a qualidade e a personalização, mas como não conseguiu um espaço decidiu que iria cozinhar na casa dos clientes. Assim nasceu A Chef Chic. A ideia, segundo ela, é trabalhar com a personalidade das pessoas. A Taissa não tem um cardápio único, tudo depende do que o cliente quer se é acolher, impressionar, extravasar. Ela faz desde um jantar para um casal até festas para cem pessoas ou mais.Com um detalhe bem importante, no final da festa a chef deixa a cozinha limpa. Em dezembro de 2014 ela fez mais de 30 eventos, ou seja, em um mesmo dia café da manhã, almoço, coffe break e jantar.Em meses normais são 7 ou 8 eventos .
- Vai trabalhar com comida? Tenha consciência que vai trabalhar muito. Para servir um almoço ao meio dia, por exemplo, o trabalho começa as 5 da manhã.
- Divulgue seu trabalho. A chef fez um curso com a professora Liliane Ferrari de facebook. Aprendeu o básico sobre divulgação nessa rede social e conseguiu deixar a agenda cheia em pouco tempo.
- Assim que puder contrate uma assessoria de imprensa. Vai te ajudar muito ( como jornalista adorei essa dica)
- Informe-se sobre empreendedorismo. A Taissa aproveitava quando participava como chef dos eventos do Empreendedorismo Rosa para prestar atenção nas palestras e aprendeu, por exemplo, que ter um cartão, sim, um simples cartão, é essencial para quem vende um produto ou serviço.