A advogada que Partiu Plano B e hoje é chef de cozinha

07 de março de 2015 por Vanessa Brollo

A Taissa Schuartz é  chef de cozinha, aliás, ela é  A Chef  Chic, especializada em gastronomia personalizada. Mas  também é advogada, atuou durante muitos anos na área trabalhista. Ela me disse que cresceu acreditando que a gente não deve ter um Plano B , porque achava que quando  se pensa em Plano B  o Plano A fica de lado. Mas ela acabou mudando de opinião.

 Em 2011, a Taissa morava e era advogada trabalhista em Maceió. Essa área depende muito de correio, de banco. Pois ela enfrentou uma greve de correio que emendou com uma greve dos bancos. O resultado: três meses sem entrar dinheiro nos escritórios que comandava. As contas começaram a atrasar e  ela teve que pensar em um Plano B. Como  sempre gostou de cozinhar, aproveitou que o verão estava chegando para abrir uma pequena lanchonete em uma praia perto de Maceió. Durante esse processo, para "ajudar" bateram no carro dela. Sem problemas, começou a fazer tudo de ônibus mesmo. Superou todas as dificuldades e foi aprendendo na prática tudo sobre o setor. Em três semanas fechou os dois escritórios e no fim do verão já estava com as contas em dia.O sucesso deu ânimo para a Taissa que  começou a trabalhar com eco gastronomia e com o conceito de slow food. “Sempre gostei de fazer um trabalho personalizado”.

Ela já estava com um restaurante bem maior oferecendo 34 pratos no cardápio quando  precisou repensar a vida novamente. A filha dela queria estudar em Curitiba. Em 15 dias ela fechou o restaurante e pegou a estrada. E novamente começou do zero. A ideia inicial era abrir um pequeno restaurante,em Curitiba, com no máximo 8 mesas para manter a qualidade e a personalização, mas como não conseguiu um espaço decidiu que iria cozinhar na casa dos clientes. Assim nasceu  A Chef Chic. A ideia, segundo ela, é trabalhar com a personalidade das pessoas. A Taissa  não tem um cardápio  único, tudo depende do que o cliente quer se é acolher, impressionar, extravasar. Ela faz desde  um jantar para um casal  até festas para  cem pessoas ou mais.Com um detalhe bem importante, no final da festa a chef deixa a cozinha limpa. Em dezembro de 2014  ela fez mais de 30 eventos, ou seja, em um mesmo dia  café da manhã, almoço, coffe break e jantar.Em meses normais são 7 ou 8 eventos .  

As dicas da Taissa

- Vai trabalhar com comida? Tenha consciência que vai trabalhar muito. Para servir um almoço ao meio dia, por exemplo, o trabalho começa as 5 da manhã.

- Divulgue seu trabalho. A chef  fez um curso com a professora Liliane Ferrari de facebook. Aprendeu o básico sobre divulgação nessa rede social e conseguiu  deixar a agenda cheia em pouco tempo.

- Assim que puder contrate uma assessoria de imprensa. Vai te ajudar muito ( como jornalista adorei essa dica)

- Informe-se sobre empreendedorismo. A  Taissa  aproveitava  quando  participava como chef dos eventos do Empreendedorismo Rosa para prestar atenção nas  palestras  e aprendeu, por exemplo, que ter um cartão, sim, um simples cartão, é essencial para quem vende um produto ou serviço.  

www.achefchic.com.br

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
FERNANDA
08 de março de 2015 Responder
Muito bacana! Tive a oportunidade de provar algumas das delícias feitas pela Taissa no curso de Facebook que fizemos. Um trabalho realmente minucioso e caprichado nos pequenos detalhes. Desejo todo sucesso do mundo! Beijos! Fernanda.
VANESSA BROLLO
08 de março de 2015 Responder
Então Fer, desde que fizemos o curso e provamos algumas das delícias que a Taissa fez fiquei curiosa para conhecer melhor a história dela . E é realmente uma linda história. Confesso que tive trabalho para resumir, daria um livro rsrsrsrs. Beijos
ANA YUAN
18 de março de 2015 Responder
Muito legal adorei, bem inspirador. Adoro pessoas que a criam oportunidades diferenciadas do que temos e ai ganham espaço bjs www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
VANESSA BROLLO
19 de março de 2015 Responder
Muito legal mesmo Ana. Também me encanto com a história dessas pessoas, que criam oportuniades. Prova de que tudo é possível. Beijos e obrigada pela visita
RENATA
27 de novembro de 2015 Responder
Conteúdo inteligente.
VANESSA BROLLO
28 de novembro de 2015 Responder
Que bom que gostou Renata. Toda semana tem história nova. Volte sempre. Obrigada pela visita ao blog
ALEX
21 de março de 2017 Responder
Muito bom!
ROBERTO
12 de abril de 2017 Responder
Gostei do conteúdo.
SERGIO AUGUSTO NEVES
15 de agosto de 2017 Responder
parabéns ótimo artigo
Comentário: X
Nome:
Email: