7 passos para criar um e-commerce de moda de sucesso

19 de novembro de 2023 por Vanessa Brollo

Empreender no ambiente online tem sido a aposta de milhares de brasileiros, prova disso, são os quase 186 bilhões de reais de faturamento projetado para este ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABcomm.

Entretanto, para empreender no mercado de moda, por exemplo, é necessário ficar atento às tendências, definir qual nicho você deseja atuar e selecionar os melhores produtos. Ou seja, é saber as melhores práticas para se destacar num mercado altamente competitivo. Por isso, as dicas de quem já garantiu uma fatia desse mercado são consideradas valiosas para quem está começando ou ainda tem o sonho de empreender com um e-commerce de moda. 

O empresário Vitor Siqueira, um jovem empreendedor de 28 anos, viu no segmento de relojoaria de luxo um potencial para estruturar sua empresa, no formato e-commerce. No mercado desde 2021, o CEO da Vittorino Watches, aponta o faturamento para o fechamento de 2023 cerca de 1 milhão de reais, representando 700% de crescimento em apenas 2 anos. 

“Para criar e ter êxito na Vittorino Watches, precisei fazer uma análise de mercado e seguir estratégias. Desenhei a marca inspirada na Itália, então fiz toda uma comunicação em torno disso. Além disso, analisei como funciona o e-commerce de moda para acessórios de alta relojoaria e tudo o que envolve esse universo”, destaca Vitor Siqueira, CEO da Vittorino Watches.

O empresário compartilha sete passos essenciais para a criação de um e-commerce de moda de sucesso:

  1. Pesquisa de Mercado: Isso envolve entender o mercado de moda, identificar tendências, conhecer seu público-alvo e analisar a concorrência. Determinar o nicho de moda que deseja seguir, seja moda feminina, masculina, infantil, roupas esportivas, moda sustentável ou outros segmentos, é um dos primeiros aspectos que você deverá definir.
  2. Planejamento Estratégico: Você precisará de um plano de negócios detalhado que inclui sua visão, missão, estratégias de marketing, plano financeiro e metas estipuladas. Este plano servirá como seu guia para o sucesso e deverá ser revisitado constantemente, assim, você continua com o que está dando certo e realiza correções de rota.  
  3. Personalizar e customizar: “Pode apostar que gerar uma experiência diferenciada a seus clientes, por meio de seus produtos é uma escolha altamente estratégica para se consolidar no mercado de moda”, explica Vitor Siqueira, CEO da Vittorino Watches.. Pense em produtos que seus clientes poderão combinar com vários estilos, de acordo com seu gosto, preferência e aposte nas estratégias virtuais para entregar esta experiência. 
  4. Design do Site: O seu site é a primeira impressão que os clientes terão da sua marca, uma vez que você empreende no mercado online. Invista em um design atraente, e que reflita a identidade de sua marca e a essência do seu produto e da sua empresa. Um site de qualidade, com fotos, vídeos, conteúdos, é uma das ferramentas de vendas.  
  5. Logística e Atendimento ao Cliente: Você deverá garantir que seus processos de logística e atendimento ao cliente sejam eficientes. Entregas rápidas construirá uma verdadeira relação de confiança com os seus clientes, é aqui que ele decidirá se tornar um cliente fiel a sua marca.
  6. Monitoramento e Análise: Acompanhe o desempenho do seu e-commerce por meio de análises e métricas. Use esses dados para tomar decisões informadas e ajustar sua estratégia conforme for necessário. 
  7. Invista em marketing digital: E-commerce envolve campanhas de marketing digital com estratégias de SEO, links patrocinados, presença nas redes sociais, etc. Você precisará do apoio de uma agência de marketing digital ou poderá estudar por conta própria e implementar as ações. 

Sobre a Vittorino Watches

Vittorino Watches é a nova marca referência em alta relojoaria no país. No mercado há pouco mais de um ano, a empresa possui sede no Rio de Janeiro e realiza vendas por todo o Brasil. Seu principal diferencial é a atenção aos detalhes, incluindo em todos os relógios Cristais de Safira. Inspirada na cidade de Florença, Itália, Vittorino Watches teve sua primeira coleção lançada em 2021 e, por seu sucesso de vendas, mantém uma média de lançamentos semestrais. Afinal, Vittorino Watches é exclusivo para os livres, ousados e destemidos. 

Fonte: Doisces