7 dicas para ter um e-commerce de sucesso

06 de julho de 2017 por Vanessa Brollo
Muita gente que está começando agora a vender um produto ou serviço está optando pelo e-commerce. Além de estarmos no auge do consumo digital, uma loja online não exige tanto investimento inicial como uma loja física.  Mas como qualquer negócio , uma loja virtual  exige um bom planejamento e alguns cuidados . Nuvem shop - Partiu Plano B Segundo Alejandro Vázquez, que comanda a Nuvem shop, uma startup responsável por mais de 300 mil lojas virtuais criadas no Brasil, dois pontos são cruciais:  "ter as pessoas certas e deixar bem claro qual é o propósito que se deseja alcançar. Isso facilita as coisas. Como sempre digo, nosso principal concorrente é só um. Depende apenas de nós mesmos" . Confira  7 dicas do Alejandro para você ter um e-commerce de sucesso 1) Planejar: como primeiro passo, é fundamental ter um plano, entender o que se vende, onde se quer chegar e como fazer para atingir tais objetivos. Também é importante definir os produtos, preços e determinar quais vão ser as estratégias de venda e divulgação.. 2) Criar uma estratégia de marketing e de atendimento ao cliente: definido o planejamento, o segundo estágio consiste em identificar onde promover os produtos e quanto investir neles. Quando se fala de marketing, não se pode limitar a pensar somente nas vendas, mas sobretudo, é indispensável investir em recursos humanos que possam atender aos clientes quando tenham dúvidas ou consultas. Se este ponto não é considerado,  provavelmente haverá falhas em todo o resto dos aspectos e processos. 3) Aproveitar as datas especiais: o e-commerce e o varejo em geral movem-se, principalmente,  em datas especiais. Deve-se contemplar estes momentos nos calendários de vendas, estar sintonizado no "modo data especial". É importante customizar a loja, planejar promoções e descontos para estas datas e envios gratuitos, inclusive trabalhar em aspectos visuais, como o packaging e designs alusivos em todos os canais de comunicação, para atrair uma audiência que estará mais ativa e à procura das melhores oportunidades. 4) Medir e melhorar: se planejar é a palavra chave, medir e melhorar é outra parte crucial de uma estratégia de sucesso. Contar com uma ferramenta de analytics permite  ao profissional de e-commerce medir o planejado e quantificar para melhorar, de maneira contínua, as ações. 5) Cercar-se de pessoas adequadas: boas equipes fazem a diferença. Escolher as pessoas que se identificam com a empresa ou empreendimento, compreendem e trazem para si a proposta da empresa é um valor fundamental. Esse sentimento de empatia contribui para o crescimento do todo e de cada um individualmente. É importante pensar nisso quando contratar pessoas, selecionar parceiros e aliados estratégicos. 6) Escolher ferramentas que ajudem o empreendimento a evoluir: a tecnologia avança rapidamente e faz parte do DNA de todo e-commerce. Deve-se implementar soluções sustentáveis que possam evoluir e oferecer as melhores experiências aos clientes. 7) Participe das redes sociais: as redes sociais permitem, como o blog, uma maior intimidade com o seu público, além de assegurar um feedback imediato e ainda mais direto. Esforce-se para criar diferentes publicações para cada tipo de rede social, assim os conteúdos não se tornarão repetitivos e entediantes. Por exemplo, o Instagram é uma rede mais pessoal e de conteúdos rápidos, por isso, quando for utilizá-la, poste cenas do cotidiano da sua loja, frases inspiradoras e fotos de clientes recebendo seus produtos. Pode elaborar posts relacionados às tendências de mercado. Venda o conceito da marca por meio de publicações engajadoras para o seu público: se ela é voltada para artigos de bebês, não poste somente os produtos; crie e/ou compartilhe conteúdos sobre a maternidade e dicas que possam auxiliar as mamães de primeira viagem. Dessa maneira, você criará oportunidades para seu empreendimento e, consequentemente, maior visualização, tráfego e vendas.

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