Claro que ganhar dinheiro é o sonho de quem Partiu Plano B vendendo qualquer tipo de produto, né? E um bazar pode ser uma boa opção para você que está começando. Eu fui buscar algumas informações que podem te ajudar.
Conversei com a Adriana de Lucca, mais conhecida como Russa. Graduada em Direção de Produção, a Russa atua no mercado cultural e cinematográfico há mais de 27 anos e já participou de grandes produções de show musicais (nacionais e internacionais), filmes publicitários, produções fotográficas. Filha de comerciante, ela me disse que aprendeu com a mãe a arte da venda. Empreender sempre foi a palavra de ordem em sua vida. Em 2014 foi agraciada com o título de Embaixadora Rosa, em Curitiba, pelo Empreendedorismo Rosa. Foi mentora da Arca Aliança Criativa, onde criou o PIWE Bazar. Hoje assina dois grandes bazares da Capital do Paraná, o RUPAH em parceria com Patricia Castilho e o Elixir em parceria com Patricia Sato.
A Russa é um sucesso e uma referência quando o assunto é bazar e ela topou dividir com os leitores do Partiu Plano B algumas dicas importantes. Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar.
1- Como o empreendedor que está começando deve escolher o bazar que vai participar?
A melhor forma de escolher qual bazar participar é antes de tudo, conhecendo cada um deles como cliente. Observar detalhes como a estrutura oferecida pelos organizadores e, o mais importante, a qual público que se destina, se o seu produto está aquém ou além daquele público. Levando em consideração que a venda é o objetivo principal, mas prospectar sua empresa é tão importante quanto!
2-Como ele deve pensar o espaço para exposição dos produtos?
Tomo sempre como exemplo um shopping. Quando entramos num shopping somos arrastados pelas vitrines mais bem produzidas. Um bazar nada mais é que um shopping itinerante, então por que não deixar sua "vitrine" bem produzida? O expositor tem que ter em mente, que quanto mais aconchegante tiver seu espaço, mais clientes se aproximarão. Sim, dá um baita trabalho carregar móveis, tapetes, espelhos e produtos, mas vai valer a pena. Preguiça não combina com bazar! Somos empreendedores então temos que investir! Criar uma identidade para sua marca é fundamental! Manter sempre o mesmo estilo, cor, cartão de visita, etc...e todos esses elementos devem estar em harmonia. Tudo tem que conversar com a logomarca!
CUIDADO com a disposição do móveis...evite balcões ou qualquer outra coisa que obstrua a entrada...isso inibe o cliente, coloque preços visíveis, nem todos gostam de perguntar o valor de cada peça!
Para o expositor que trabalha com alimentação é indispensável a aparência higiênica, uniformes, tocas, luvas, lixeiras sempre limpas, toalhas nas mesas que atendem, álcool gel disponível, talheres descartáveis e embalados ...tudo para provar a assepsia do local!
CLIENTE COMPRA COM OS OLHOS E PROVA COM OS DEDOS!
3-Durante um bazar como deve ser o comportamento desse expositor?
Para essa pergunta, prefiro dividir em dois pontos fundamentais:
A) Atendimento
B) Comportamento
O ATENDIMENTO vai garantir o sucesso, não só do bazar, mas também a fidelidade do cliente! É muito desagradável ver expositores sentados, fazendo tricô...bordando...navegando na internet. Tenha em mente que no período que acontece o bazar, você será só do cliente.....toda atenção dedicada a ele, mesmo o movimento não estando a contento, ficar sentado conversando com a amiga não ajudará em nada...interaja com o público e vizinhos. O que vemos muito é bazarentos comprando de bazarentos. ( BAZARENTAS como carinhosamente nos tratamos ..) Arraste o cliente com o olhar e com sorrisos....fazer rodas de bate papo...só nos corredores, nunca dentro do espaço!!! Deixar o espaço livre para o cliente é sempre bom!
Parte-se do princípio, que se ali ele está é porque já tem intenção de consumir, então a insistência para concretizar uma venda deverá ser muito bem dosada. Não seja um vendedor chato! E se o cliente não comprou....é o momento certo para um cartão de visitas. Ele pode não ter comprado naquele momento, mas poderá te procurar em outra ocasião!
O COMPORTAMENTO do expositor começa desde a negociação. Cobrar as informações e maiores detalhes é uns dos direitos e dever do expositor, mas o que vemos com frequência é a falta de atenção! Normalmente se abre um grupo no facebook, onde são publicadas todas informações, mapa, planta baixa, regras, conta bancária para depósito...etc... Porém, mesmo estando publicado de forma didática e clara, o número de inbox perguntando sobre essas informações é incalculável. Conclusão: FALTA DE ATENÇÃO E LEITURA . Um dos maiores problemas que os organizadores se deparam é com o descumprimento das regras de horários para montagem e desmontagem do espaço! Se o horário para desmontar seu espaço foi determinado para 20h, não tenha pressa! É desagradável para um cliente que ainda está olhando a feira. É como se estivéssemos tocando a visita, entende?
4- Esses cuidados realmente ajudam nas vendas, o que você percebe com a sua experiência?
Sim...ajudam e muito! Torna o local organizado, agradável e aconchegante! E o mais importante...BOM ASTRAL. Não podemos ignorar o fato de que problemas sempre existirão, mas a organização está ali pra isso,para resolver os "perrengues". Ficar reclamando, questionando a decisão tomada pela organização é indelicado. Certamente quem produziu o evento teve a melhor das intenções! Fez com carinho e comprometimento! Sugerir é diferente de reclamar! Sugestões são bem-vindas , mas tem sempre aquele que quer te ensinar o ofício.. "você deveria ter feito...isso...aquilo,..." existem vários agentes externos que impedem determinados posicionamentos. Durante o evento você fica com a cabeça a mil, o cérebro pipoca. Não é o momento para colocar sua opinião, para isso existe o grupo ! Publique toda suas ideias, opiniões e sugestões!
5- Quais são os erros mais comum
Prefiro chamar de equívocos ! É considerar os organizadores os únicos responsáveis pelo seu bom faturamento ! Quando organizamos um evento é lógico que queremos ver a casa cheia! Caetano Veloso também.kkkkk. Por isso nos dedicamos na divulgação de corpo e alma. Apesar de tanto trabalho, nem sempre conseguimos atingir a meta. Aí você anda pela feira e se depara com milhares de olhares te empurrando para o paredão. A divulgação é responsabilidade da organização sim, mas também do expositor! Onde está seu cliente? Quantas vezes você publicou nas redes sociais? Convidou seus amigos e parentes? Foi buscar sua parte de panfletos para distribuir?
Empreender é se comprometer!
Esquecem o fato de que, aqueles organizadores estão proporcionando mais um local de venda para seu produto, um evento para ajudar a comercializar sua arte! Evitando que tenham a arriscada ação de alugar um ponto comercial, e ter que descapitalizar e se amarrar em inúmeros impostos e taxas!
É muito triste ouvir comentários do tipo: " o dela ta garantido ! Agora nós estamos ferrados" . No meu caso, não vivo de fazer bazar, tenho uma profissão, um emprego fixo! Promovo bazares e feiras porque sempre questionei o "lugar ao sol " para os empreendedores individuais, artistas, artesãos! Resolvi fazer a minha parte, aproveitar meu conhecimento para ajudar as pessoas! Lógico! Ganho para isso! Mas não vivo disso!
Costumo usar uma frase " de mãos dadas a ciranda gira" !!! O evento não é meu! É de todos! Então eu faço a minha parte e cada um faz a sua! Uma delas é ajudar na divulgação!
Somos uma comunidade e temos que agir como tal!
6-Quais são as vantagens de um bazar para quem está começando?
Participar de feiras e eventos é a mídia mais barata que existe para prospectar sua empresa ou marca! O "BOCA A BOCA" nada mais é que o tão falado Network ! Além de colocar a sua marca visível ao público, você conhece pessoas que vão ajudar na divulgação da sua empresa.
A vantagem está em não pagar impostos, taxas, aluguéis, e o melhor, conseguir levar sua marca para vários pontos da cidade, aproveitando a diversidade de público !
Diante da crise econômica que assola o País, ouve-se de grandes economistas que, parte da recuperação da economia está diretamente relacionada ao caminho curto que o produto terá que percorrer entre o produtor e o cliente final!
Mais dicas para quem pretende ser um “Bazarento”, como diz a Russa
-Cada evento tem um estilo, um formato! É muito importante ter uma maleta com ferramentas, fio de extensão, adaptadores de tomada, fitas adesivas, uma luminária caso a iluminação do local não esteja a contento, tais objetos são de responsabilidade do expositor e não da organização!
-Para aqueles que trabalham com moda...é interessante ter sempre em mãos um provador com espelhos (nem todos organizadores se preocupam com esse detalhe)
-Para os que lidam com alimentação, as lixeiras e sacos de lixo corretamente identificados ( orgânicos e recicláveis ) são indispensáveis!