Teve que pedir dinheiro emprestado no dia de inaugurar a hamburgueria e na primeira noite faturou R$17 mil

28 de julho de 2022 por Vanessa Brollo

O Wagner José Alexandre estava com tudo pronto para inaugurar a hamburgueria, em Curitiba. Com cerca de R$ 60 mil para investir, comprou bons equipamentos, fez uma bela fachada, comprou mesas e cadeiras e pagou um pessoal para fazer a panfletagem. Mas um detalhe passou despercebido para a noite de estreia: ele não tinha mais caixa para o principal, os hambúrgueres e as bebidas.

O jeito, já com tudo pronto, era recorrer ao crédito e pedir fiado na praça. Com a ajuda do padeiro, do dono do açougue e do fornecedor de bebidas, na base do “pago quando puder”, além dos amigos e familiares que ocuparam a cozinha, o caixa e deram uma força no atendimento ao público, Wagner inaugurou a Pimp Burger e, na primeira noite, faturou R$ 17 mil.

Esse faturamento foi resultado de uma ação promocional de inauguração, com o valor do hambúrguer a R$ 5,00. A fila, naquele dia, deu volta ao redor do estabelecimento e foram ao todo comercializados 854 lanches. Com o valor arrecadado, Wagner pagou os fornecedores e conseguiu fazer caixa para continuar o negócio.

Essa empreitada, que começou em Outubro de 2017, em Curitiba, consolidou-se no ano seguinte e, em 2019, conquistou um faturamento de R$ 3 milhões. Em 2020, com o revés da pandemia, as dívidas ressurgiram e mesmo com uma arrecadação acima de um milhão, o empresário resolveu pedir ajuda de uma consultoria para descobrir como se recuperar das sequelas deixadas por aquele ano. Em 2021, com mais de R$ 300 mil negativos, Wagner se reinventou.

Reformulou o cardápio, revisou todos os fornecedores, precificou corretamente os produtos e passou, mês a mês, a se reerguer.

Agora o empresário fez o lançamento da hamburgueria no franchising e espera chegar até o final de 2022 com 40 unidades pelo Brasil.

Essa não é a primeira experiência do Wagner no mundo do empreendedorismo. Desde pequeno, o curitibano da periferia tinha vontade de ter um negócio próprio e mesmo com as dificuldades financeiras, nunca tirou a ideia da cabeça. Aos 15 anos, com um diploma de técnico na área de indústria, começou a trabalhar em lojas de carros e vestuários. Comunicador nato, passou de vendedor a gerente, duplicando o salário em 4 anos. 

Em 2010, aos 22 anos, juntou um pouco de dinheiro e abriu seu primeiro negócio: uma pequena loja de conserto de celular, que funcionou por apenas quatro meses. Já era 2015 e, mesmo a empreitada fluindo, ainda não se sentia realizado. A grande guinada, que o alinhou aos propósitos de vida, aconteceu quando, ao visitar um amigo, teve a ideia de abrir um novo negócio -o terceiro- em que as pessoas pudessem se reunir e confraternizar. Naquele jantar, onde o anfitrião preparou hambúrgueres veio a inspiração para abrir uma lanchonete.

As dicas do Wagner

- Prepare-se para ser empreendedor. Estude o mercado, faça cursos antes de abrir um negócio, busque por uma educação empresarial.
- Não espere o mercado inovar para você se mexer. Vá em busca de novidades, esteja sempre na frente.
- Para começar qualquer negócio é importante estudar sobre comportamento humano, pois vamos lidar com clientes, colaboradores, além de ser necessário o autoconhecimento.

@pimpburgerbrasil