Bia Abdalla é engenheira civil, mas assim como muitas mulheres abriu mão da profissão para ser esposa e mãe em tempo integral. Mesmo cuidando da casa e dos 4 filhos, sim, 4 filhos, ela sempre arranjou um tempinho para o artesanato. Pintura em madeira, biscuit , patchwork. E olha o exemplo de força de vontade, ela me contou que aprendeu tudo em programas de televisão e em revistas, ou seja, se você quer aprender alguma coisa, tem que parar de arrumar desculpas e ir em frente.
Foi quando as crianças começaram a crescer que ela sentiu necessidade de trabalhar fora, mas ao invés de voltar para a engenharia se entregou à atividade que até então era um hobby.
Abriu um espaço dedicado ao artesanato. No Arteliê Bia Abdalla ela dava aulas, vendia peças. Uma das alunas, aliás, a Denise Correa, acabou se tornando sócia da empresa e hoje ajuda na produção das fotos, dos vídeos e garante toda a logística para que o passo a passo das aulas virtuais saia muito bem detalhado .
Em dezembro de 2013, para promover o curso de patchwork do Arteliê, ela postou na página do facebook, de graça, algumas fotos com passo a passo.
E foi a partir daí que a Bia teve que pensar em um plano B para a vida de artesã. Mulheres de todos os cantos do Brasil e até do exterior começaram a mandar fotos de peças feitas por elas à partir das postagens da Bia na página. A Bia diz que achou bacana e agradecia se referindo à essas pessoas como alunas virtuais. Com isso, outras começaram a perguntar como se tornar aluna . Bia e Denise perceberam que poderiam sim dar aulas virtuais. Avisaram que estavam saindo de férias, era janeiro de 2014, mas que as pessoas interessadas poderiam se inscrever, depositar o valor das aulas em determinada conta de banco, que em fevereiro começavam os cursos. No meio das férias a Bia foi conferir o e-mail e já tinha mais de mil reais depositados no banco. E as turmas estavam lotadas. Mesmo assustadas, as duas foram atrás de produzir as aulas, que são fotos com o passo a passo de peças em patchwork. Tem aula para iniciante, intermediário e avançado.
Em menos de 1 ano já são 1480 alunas de todo o Brasil, da Venezuela, do Paraguai e também de Portugal. Criaram o grupo "Sou louca por Patchwork"
httpss://www.facebook.com/groups/620379188036409/?fref=ts e se orgulham de ouvir as histórias de sucesso das alunas, que depois das aulas virtuais estão vendendo as peças e reforçando o orçamento da família. Aliás, no final deste post tem o passo a passo dessa cestinha de pão linda aí da foto. Quem sabe é o início do seu Plano B?
Além das fotos com o passo a passo, a Bia e a Denise produzem vídeos para tirar as dúvidas das alunas. Esses vídeos ficam disponíveis no youtube e acabam atraindo outras alunas, que assistem às explicações e pagam para ter acesso à aula inteira, que é com fotos.
Bia e Denise comemoram o sucesso e além de terem conquistado muitas alunas fazem sucesso em feiras e já são destaque em revistas sobre patchwork .
As dicas da Bia e da Denise
- Primeiro crie a sua página e ofereça algumas aulas de graça
- Depois que conquistar o seu público comece a cobrar
- Tenha comprometimento e responsabilidade com os seus alunos virtuais, as explicações devem ser simples
- Se coloque à disposição para tirar as dúvidas. As duas produzem vídeos só para isso
- Se for para ter um sócio tenha sintonia com essa pessoa. A Bia e a Denise dizem que se divertem muito com as aulas. As alunas percebem isso e retribuem com elogios e comprando mais aulas
Você encontra a Bia e a Denise no facebooK: Arteliê Bia Abdalla
Então vamos ao passo a passo da cestinha de pão de tecido:
Você vai precisar de três quadrados de 24cm x 24cm:- tecido principal- tecido do forro- fibra R100não estranhem que nas fotos eu tinha cortado os quadrados com 30 cm x 30cm....mas depois eu arrumei.....caso queiram fazer maior do que 24cm x 24 cm....tem que usar a fibra R200
monte da seguinte maneira:fibra com a parte áspera para cima, tecido principal com o direito para cima e tecido do forro com o direito para baixo
alfinete toda a volta
costure toda a volta, deixando apenas uma abertura para desvirar o trabalho
corte fora as quatro quinas, para ficar mais bonito quando virar
desvire o trabalho
com o auxilio de uma tesoura sem ponta, acerte os cantinhos
passe bem a ferro
faça uma costura decorada em toda a volta..... não precisa fechar a abertura, quando você passar a costura ela se fechará. Caso sua máquina não tenha pontos decorativos, passe uma costura reta com 1/2 pé de máquina
faça marcas de 6 cm em todos os lados
agora uma os pontos marcados com pequenos pontos.
vai ficar desta maneira.
desvire o trabalho e dobre as pontas para fora, alfinete
Para dobrar faça desta maneira. Puxe bem para cima, acerte a ponta para ela ficar bem no centro e abaixe a lingueta.
assim
depois que alfinetar e costurar os quatro lados encape botões do mesmo tecido principal e costure em cima dos pontos que você fez para prender as linguetas..... se você preferir ponha botões normais ou faça uma florzinha de fuxico......
Trabalho pronto, agora é só saborear um lanchinho