O que eu tenho percebido conversando com empreendedores das mais diversas áreas, é que a inspiração para um bom negócio normalmente surge de observações feitas no dia a dia. Ou seja, muitas vezes a ideia está bem na sua frente, por isso a importância de abrir a mente e o coração antes de Partir Plano B. É como a história dos empresários Rodrigo Tadeu e Luis Lopes, de São Paulo. Eles criaram a Salada Urbana e vendem salada em potes.
Verduras e legumes orgânicos, acomodados em camadas dentro de um pote de vidro com tampa-rosca. A primeira coisa que me veio à mente quando eu li matérias sobre eles na internet foi: “Como ninguém pensou nisso antes?”
O Rodrigo me contou que a ideia foi do Luis e que surgiu analisando o dia a dia das pessoas nas grandes cidades. “Muitas não têm tempo para sequer se alimentarem e quando têm, optam pelo fast food tradicional. Então pensamos, porque não criar um fast food de comida saudável que une a praticidade do delivery com uma alimentação de qualidade?”. A grande inspiração, segundo o empresário foi adaptar o conceito de fast-food e de vending machines (aquelas máquinas que normalmente vendem salgadinhos e refrigerantes) para algo mais saudável, sem conservantes e realmente natural.
Mas, como sempre digo, não basta uma boa ideia, também tem que ter planejamento. Antes de abrir a empresa, os sócios realizaram uma pesquisa de mercado para projetar como seria a aceitação do produto e também para definir a logística de entrega, até porque eles estão em São Paulo. Outra dúvida que eu tive foi em relação ao destino dos potes. “Utilizamos só materiais 100% recicláveis. Todas nossas embalagens, utensílios e recipientes de molho são biodegradáveis”, explica o Rodrigo. Além disso, a Salada Urbana se encarrega de destinar os potes usados a empresas de reciclagem e depois da segunda compra, o entregador pode recolher os vidros usados pelos clientes.
A empresa foi criada em junho de 2014 e a aceitação até agora, segundo Rodrigo, é de 100%. “Já estamos desenvolvendo um plano de negócios para expandir o negócio para outros estados no início de 2015”, diz
As dicas dos empresários:
-Se você acha que tem uma grande ideia, corra atrás dela.
-Não desista sem antes tentar todas as possibilidades.
-Mesmo que você escute muitos “nãos” pelo caminho, vá em frente.