Quer empreender? Então confira as dicas de CEOs de empresas e startups já consolidadas.

23 de junho de 2021 por Vanessa Brollo

A ideia com essas dicas é ajudar você a poupar tempo e até dinheiro na hora de empreender. E olha, um deles fala até que você tem que pensar em desistir, só pra testar se você que mesmo seguir esse caminho, afinal começar um negócio não é fácil. É necessário planejamento, um pouco de capital e muita coragem.

Confira:
Manoela Mitchell - CEO da Pipo Saúde

"Empreendedorismo por definição é uma tendência circular. Geralmente empreendemos em setores grandes, com amplos problemas a serem atacados e, na visão dos clientes, que passam uma experiência ruim. Aconselho a encontrar um problema grande para ser resolvido, ou seja, um setor que movimenta bastante dinheiro, bastante receita, onde os clientes possuam uma experiência ruim, em geral, que seja um serviço dominado por players que têm dificuldade para movimentar as tecnologias, processos, cultura e propósitos. Também é preciso ter resiliência e otimismo, porque terão dias que o mundo parece ser um lugar perfeito e outros que parece que nada vai dar certo. Por fim, não se esqueça de se cercar de pessoas melhores que você, elas são o grande ativo de qualquer negócio. É preciso entender que você precisa colocar muito foco e energia nesse papel. Existem algumas ideias que podem ser financiadas com capital próprio e outras que precisam de dinheiro externo, então se cercar de bons investidores também é fundamental"

Bruno Doneda - CEO da Contraktor

"Primeiro, o empreendedor precisa entender que o mundo vai ser diferente no pós-pandemia. Então vai existir o mundo antes e depois da covid-19. Mesmo depois da vacina, as pessoas não vão se comportar como antes. Ainda que a vacina resolva esses desafios que estamos vivendo no momento, que amenize a situação, tudo será diferente. O empreendedor também precisa considerar que virão outras situações desafiadoras no futuro, que vão nos forçar a passar por algo inesperado e talvez até semelhante com o momento atual. Então, ele precisa pensar em um tipo de negócio que seja blindado ou que possa se adaptar a essas situações. A pandemia de coronavírus é um marco na história, ela acaba revirando diversos conceitos, comportamentos, crenças e costumes das pessoas na sociedade. Isso acaba ‘matando’ alguns modelos de negócios, mas impulsiona outros. E ainda existem os que não foram postos em prática. O grande ponto é ficar com o ‘olho muito aberto’ para essas oportunidades, que estão ‘na cara do gol’ e que ninguém percebeu ainda."

Leandro Gotz - CEO da Helpie

"Comece, aceite os riscos e se relacione. Encontre um propósito, gere valor, comece antes de se sentir pronto, envolva pessoas que acreditam, renove a paixão e assuma riscos. Quem não toma risco conta a história dos outros"

André Brunetta - CEO do Zul+

"A capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos é um dos grandes desafios para quem quer empreender em 2021. Empreender é um desafio diário, e lembrar disso ajuda bastante no desenvolvimento da resiliência. A inovação constante e o foco no cliente também devem ser diretrizes para o sucesso de um negócio. É preciso saber agir rápido, aprender com os erros e ter dinâmica de acompanhar o mercado".

Francisco Ferreira - CEO da BizCapital

"Empreender tem a ver com planejamento, ousadia e parcerias certas. No momento atual, esse tripé ficou ainda mais evidente. Planejamento para saber como, onde e quando agir; ousadia para inovar e trazer relevância para o seu cliente; e parcerias certas para formar times vencedores. Foi pensando nesse tripé, aliás, que a BizCapital descobriu seu papel no mundo: oferecer as ferramentas ideais - dentro de um sistema único de soluções - para que a pequena empresa possa evoluir e impactar positivamente. Com ou sem pandemia, esse é nosso propósito".

Maurício Feldman - CEO da Volanty

"Empreender no Brasil é bastante desafiador, mas fico feliz de ver o ecossistema de startups crescendo e surgirem cada vez mais empresas com DNA inovador, propondo novas soluções para o consumidor. Para quem quer começar a empreender minha dica é que esteja aberto para ouvir experiências de quem já está no mercado, converse com empreendedores, pergunte, escute seus aprendizados. Estude. Estude o mercado, o público, os gaps em que você pode alavancar o negócio e ter um diferencial importante. Há diferentes possibilidades e cursos disponíveis no mercado, além do conhecimento ser essencial, esse também é um ambiente para fazer networking e se conectar com outros negócios."

Luiz Torres - CEO da Flores Online

"Empreender nem sempre é uma tarefa fácil. Exige dedicação, estudo, análise, e ainda temos questões muito burocráticas para serem resolvidas no Brasil. Por isso não é só importante você ter um negócio que seja inovador, mas também que saiba onde investir seu tempo, com inteligência, para as suas operações funcionarem perfeitamente. Parar e pensar onde estão os pontos que você pode melhorar, o que exige mais tempo e atenção e onde se pode otimizar processos, são essenciais para trazer resultados positivos e manter o seu público satisfeito. Procure estar sempre próximo de seus parceiros, ajude-os nos momentos de crise e não pense só no seu negócio. Pense naquilo que você pode fazer pelo mercado também. Essa é uma boa combinação e diferencial para quem deseja empreender."

Raphael Carvalho - CEO da
Spot Metrics
"Empreender com toda a ajuda já é difícil, mas acredito que é muito pior sozinho! Minha sugestão é procurar por mentores que estejam em linha com o desafio que você e sua startup têm pela frente. Livros são uma excelente fonte, eu sou viciado em leitura, mas acredito que uma conversa com quem já tenha experiência é muito mais eficiente. Usualmente ficamos apreensivos em se aproximar das pessoas e pedir ajuda, mas você pode se surpreender com a receptividade das pessoas, sobretudo com empreendedores. Eles sabem mais do que qualquer um, que empreender é uma tarefa árdua, mas que com ajuda de quem tem expertise no assunto, tudo fica muito mais claro e a trajetória flui com mais leveza e assertividade. Além disso, lembre-se: o networking é fundamental neste processo."

Eduardo Henrique, CEO da
Wavy Global
"Se aventurar no universo do empreendedorismo não é uma tarefa para quem não está a fim de sair da zona de conforto. Isso porque os impasses e percalços do caminho são muitos, o que requer um alto nível de resiliência para seguir firme com os desafios que surgirem. Porém, com dedicação e um olhar visionário para o futuro, há algumas chances de dar certo. A dica que deixo é escolher suas parcerias com cautela para que seja feito o melhor para o negócio. Além disso, busque referências de cases de sucesso e tenha sempre em mente que se reinventar deve ser uma prática diária. Faz parte de bons processos de inovação idealizar, testar, executar, analisar, aprimorar e testar novamente, sendo necessário coragem e persistência para arriscar abordagens pouco convencionais. O mercado é intenso, independente da área em que se atua, e quem não surfa a onda da inovação e da tecnologia, não tenha dúvidas: ficará para trás."

Alex Frachetta, CEO do
Apto
"Recomendo pensar em desistir! É assim que você vai entender se realmente está preparado para esse desafio. É importante analisar as estatísticas e notar que há mais chance de falhar do que de dar certo. Não há nada de glamuroso em ser fundador de uma startup quando está iniciando. Para que a empresa dê certo, o fundador deverá trabalhar o triplo do que trabalharia em um emprego tradicional, ouvir muitos desaforos e estar disposto a passar apertos financeiros por anos. Além disso, ele precisará aprender muito de tudo, de tecnologia, marketing, produto e vendas. Depois desse alerta, se você ainda assim estiver com apetite para empreender, talvez você deva tentar mesmo!", reforça Alex.

Sobhan Daliry, CEO da
NZN
"Defina um propósito sólido que faça muito sentido para você, diferente de ‘ganhar dinheiro’, ele vai te guiar e te manter firme durante a tempestade. É importante também que respeite as etapas do processo. Pular etapas pode afundar um barco de sucesso, prematuramente. Por fim, defina métricas de sucesso do negócio e métricas de sucesso pessoal. Durante a jornada, é importante saber quando você está alcançando essas metas, para se orientar em direção ao destino desejado."

Marco Zanatta - CEO do 
Aprova Digital
"Um erro comum de quem cria um negócio (seja ele físico ou virtual) é querer abraçar o mundo. É comum ter milhões de dúvidas e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, mas isso derruba as chances de sucesso. É preciso ter calma e foco. E para saber o que focar é necessário conhecer o cliente. Converse com pelo menos 10 clientes (sejam atuais ou potenciais), e eles dirão para você o que consideram importante em um produto. Com esses dados em mãos e dedicação, você consegue filtrar e escolher o que é mais importante endereçar em cada dia, semana ou trimestre".

Alexandre de Carvalho, - CEO da 
Easymei
O empreendedorismo é uma excelente alternativa para conquistar a sua liberdade, sucesso e não ficar restrito a um emprego. Ser empreendedor, indepente da sua idade e formação, basta vontade, fazer aquilo que te dá paixão e oferecer um produto que interesse aos outros. Esteja pronto para errar, crie suas oportunidades e construa o seu futuro.

Thomas Guz - CEO da 
Uotel
Empreender é um constante aprendizado, entre o maior deles: ouvir não. Há diversos "nãos" que você ouve durante a jornada, mas o primeiro "sim", o mais importante, é o próprio. Acreditar em seu potencial de empreendedor é o primeiro passo. Então, para arriscar, é preciso estar disposto, assumir riscos e responsabilidades, sair da zona de conforto. Saber delegar e encontrar as pessoas certas, como sócios, parceiros e colaboradores, é chave para o crescimento. Ter um planejamento, entendimento do mercado e olhar para uma etapa de cada vez, vai trazer consistência. A ideia é somente um detalhe, o que importa é a execução. E por fim, toda a jornada tem que ser divertida, com um propósito e um senso de que empreender é muito mais do que somente um trabalho.

Gustavo Pena - CEO da 
Mundiale
"O movimento intenso do mercado, gerado pela pandemia, trouxe um cenário desafiador e estimulante para novos e antigos empreendedores. Mais do que nunca, abrir o próprio negócio se mostra uma alternativa de renda e mudança de vida em um momento em que os empregos formais passam por instabilidade. O olhar para o mercado é uma das dicas mais importantes quando se decide empreender. Negócios digitais e de saúde são nichos que se revelaram promissores no cenário dos últimos meses. Juntar os dois, então, como as healhtechs, que passam por um ótimo momento, pode ser uma ideia interessante. Mas, qualquer que seja o ramo, é preciso estudar o mercado e o negócio. Um bom empreendimento precisa resolver um problema ou uma dor da sociedade. Muitas vezes não é necessário uma nova tecnologia e sim uma nova maneira de ver o problema e de resolvê-lo com as ferramentas já existentes."