O Luiz Eduardo Cardoso Santos é piloto profissional desde 2005. Antes, trabalhou como garçom, vendedor de consórcios, supervisor de serviços de limpeza, atendente em hotel até chegar a ser instrutor de voo e piloto profissional. A pandemia acabou atingindo muito o setor que chegou a ter redução de 90% do voos em alguns momentos e com muitos profissionais sendo demitidos. Atualmente ( junho de 2021), a redução está em torno de 65%.
Nos períodos mais críticos da pandemia, a empresa em que o Luiz Eduardo trabalha fez um acordo e ele teve uma redução em torno de 70% no salário. Com isso, passou a ficar 25 dias em casa. Como sempre teve a cozinha como um hobby, resolveu aproveitar o tempo livre para tirar da caixa, um sonho que estava guardado para o futuro.
“Na escolha por uma comida escolhi a pizza por ser democrática, por ser redonda e permitir que todos sentem ao redor dela e desfrutem de uma fatia, além de ter pra mim um significado de aliança por ser redonda, união não tem lados todos são iguais. Dou muito valor a vida ao ser humano e à união e respeito das pessoas entre si”
Até que começasse a vender foi a família do Luiz que teve a “difícil” missão de experimentar muitas pizzas nas raras folgas que ele tinha na aviação, antes da pandemia. Quando passou mais tempo em casa, começou realmente a oferecer e, para surpresa do piloto pizzaiolo, vizinhos e amigos começaram a pedir a pizza. Os amigos dos amigos foram os primeiros clientes. Os pedidos foram aumentando e toda a família se envolveu pra ajudar na venda das pizzas. O Luiz é casado e tem 3 filhos. A ajuda da família passa pelo preparo das pizzas e limpeza da casa e também na divulgação pelas redes sociais. As vendas estão indo muito bem e o Luiz teve que alugar uma cozinha fora de casa para dar conta das encomendas e também para não atrapalhar a rotina da família.
“Hoje eu creio que a pizza deva representar uns 50% da nossa renda familiar mensal, isso varia pois nem todos finais de semana consigo fazer pizza devido ter que conciliar com a aviação minha principal fonte de renda e profissão a qual eu também amo”
O Luiz se sente feliz e realizado com as duas profissões e diz que não pretende parar de ser piloto e nem de fazer pizzas pois ama as duas atividades.
“ Tenho plena satisfação em servir seja com pizzaiolo seja como comandante efetuando um bom voo para os clientes passageiros de voo”
As dicas do Luiz:
- Encontrou algo que gosta de fazer, então estude, se prepare
- Pratique muito
-Não espere pela perfeição para começar