O Gilberto Vanderlei Stelmach é bancário e há 17 anos começou a colecionar carrinhos, miniaturas de carros. Ele importava alguns modelos e constatou que se pedisse 3, 4 ou mesmo uma caixa, o valor do frete seria o mesmo. Assim, começou a pedir modelos a mais para trocar com outros colecionadores e aos poucos viu que poderia vender os modelos repetidos. Primeiro as vendas aconteciam pelo Mercado Livre e Facebook e há 3 anos ele criou a loja virtual a Só Carrinhos, que tem o divertido slogan: “A sua concessionária de miniaturas”.
Gilberto chega a vender 800 carrinhos pela internet por mês, que custam de 5 a 30 mil reais. E ele já vendeu um caminhão da Ferrari por R$ 6.500,00. Mas o mais vendido no site é o Impalla, que custa 75 reais. “São 3 ou 4 desses por semana”, diz o empresário. Outros modelos que saem bem são o Land Rover Evoque e, veja só, o caminhão de lixo. Muitos clientes pedem modelos que não estão no site. Neste caso, o Gilberto tem que correr atrás dos fornecedores que estão principalmente na China e nos Estados Unidos. O empresário comemora o fato de estar em um mercado que não tem crise.“O colecionador ou é uma pessoa que está estruturada financeiramente ou é quem começou trabalhar agora e não tem muito compromisso, ou seja , é um supérfulo que a pessoa pode se dar ou dar de presente”. Gilberto continua no banco, mas admite que o Plano B dele, além de dar um bom dinheiro, ainda o ajuda a ficar menos estressado, mesmo trabalhando pelo menos 4 horas em casa, depois do expediente normal. Quando ele não está é a esposa, a Fernanda, quem cuida das encomendas e da parte burocrática. Gilberto continua colecionador, claro, mas teve que reduzir um pouco até para dar espaço para o estoque da loja virtual. Já chegou a ter mais de 600 e hoje tem 280 carros na coleção particular.
- Você tem que vender o que gosta, com o que você se identifica. Assim vai trabalhar com mais entusiasmo.
-Também tem que conhecer o que está vendendo. Eu sei responder qualquer dúvida dos meus clientes sobre miniaturas.
- Finalmente, tem que fazer uma boa pesquisa de mercado para ter bons fornecedores