O artista autodidata, André Luiz Burigo, começou com a técnica da aerografia em tecidos e também trabalhou personalizando pranchas de surf e capacetes. Morou durante 22 anos em Portugal e a esposa dele, Tereza Cristina, chegou a morar lá junto o marido por 4 anos, mas a grave recessão econômica na Europa fez com que o casal voltasse ao Brasil. Apesar do seu dom artístico, a pintura não foi suficiente para mantê-lo financeiramente. Era hora de se reinventar de ter um Plano B. Incentivado pela esposa, fez um curso de chef de cozinha, onde descobriu que o talento como artista poderia ser aproveitado na culinária. Depois de fazer estágios em restaurantes como auxiliar de cozinha, o André decidiu criar a própria marca e resgatou a forte ligação que tinha com Portugal.
Começou a produzir doces conventuais portugueses ( aqueles doces tradicionais produzidos nos conventos de Portugal e feitos normalmente com muito açúcar e gemas de ovos) . “Fazemos também pratos à base de bacalhau e outros itens da culinária internacional como quiches, lasanhas artesanais, fudges de chocolate,entre outros”.
A Tereza é designer gráfica e depois de um tempo viu que a empresa do marido precisava da ajuda dela para crescer. Partiu Plano B junto com o André e hoje é responsável pelo atendimento ao cliente, vendas, divulgação e identidade visual da marca. Ela e o marido acreditaram em um sonho e hoje estão vivendo dele. Vender primeiro para os amigos e os familiares , segundo a Tereza, foi como uma “banca de mestrado”. “Mas o que nos deu visibilidade, foi a participação em feiras e bazares. A dica é estar onde o público está para fazer clientela e divulgar a marca”. Os dois sabem que estão em uma área que tem muita concorrência e para se destacar a Tereza acredita que fotos bem tiradas fazem toda a diferença nas redes sociais.
“É fundamental publicar fotos reais dos produtos que se comercializa. É muito importante que, quando o cliente leva seu produto para casa, seja exatamente como aquele que ele viu nas fotos das redes sociais. A verdade se destaca sempre”.
A Tereza diz que a publicação de fotos e vídeos na produção e da equipe também ajuda muito, porque as pessoas gostam de ver como é feito e quem está por trás daquela marca. O casal também gosta de contar as histórias dos doces que vende. “Principalmente dos doces portugueses que trazem em si, uma forte ligação com a cultura portuguesa”.
As dicas do casal
-Primeiramente, acreditar em seus sonhos. Não se deixar abater pelas dificuldades.
-Para empreender na área da gastronomia é muito importante se profissionalizar e se atualizar constantemente.
-A terceira dica é trabalhar muito. Engana-se quem acha que ter seu negócio próprio irá trabalhar menos. A dedicação é total e intensa. Por isso, precisa gostar muito do que faz!
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