Enfermeira empreendedora transforma fitoterápicos em negócio de sucesso

17 de fevereiro de 2025 por Vanessa Brollo

Enfermeira desde 2011, docente de enfermagem e especialista em fitoterapia, Ana Letícia Peicher Castilho encontrou no empreendedorismo uma forma de aliar sua paixão pelo cuidado com a saúde e o bem-estar. Ela desenvolve e vende produtos naturais terapêuticos, como sabonetes, hidratantes, escalda-pés, sais de banho, blends de óleos essenciais, acessórios de aromaterapia, pomadas analgésicas e para alergia.

 

"Meu primeiro produto foi uma pomada analgésica que eu fiz pensada para os meus pais, que sentiam muita dor. E aí eu comecei a comprar livros, assistir vídeos, pesquisar sobre a produção de pomadas, sabonetes, entre outros produtos com as plantas medicinais", conta Ana.

 

Inicialmente, distribuía seus produtos entre amigos para testar sua eficácia, até que as encomendas começaram a surgir. "No começo, a ideia não era desenvolver uma marca, apenas indicar ervas e plantas medicinais nas consultas de enfermagem clínica", explica.

 

Com os pais doentes e o filho Pedro, que é autista, precisando de mais cuidados, a Ana teve que diminuir os horários de trabalho. Nesse momento começou a participar de feiras como a Feira Londrina Criativa, uma das mais importantes da cidade. Nesse momento a venda dos produtos passou realmente a fazer diferença no orçamento. Hoje ela é professora no curso de enfermagem e também empreende e confessa que nem sempre é fácil dar conta de tantas atividades.

 

“Eu precisei criar uma disciplina. Eu determinei a minha carga horária depois de fazer uma análise e um planejamento financeiro. Então, hoje, eu dou aula de enfermagem, meio período, durante o dia, e dedico o restante do meu tempo nos cuidados com a minha mãe, que ainda precisa”.

 

Mas ela alerta que todo empreendedor tem que lembrar que não é uma máquina.

 

“Tem hora que a gente não dá conta mesmo e está tudo bem, vamos reorganizar, vamos replanejar. E é isso. Ter metas, mas saber que a gente tem que dar um passinho de cada vez”.

 

As dicas da Ana Letícia:

- Conheça bem o seu público alvo, só assim você vai conseguir chegar até ele.


- Não espere grandes resultados logo de cara, mas tenha metas.

 

- Busque melhorar e inovar sempre.

 

@gotasdecuidadooficial