Empresário cria aplicativo que integra clientes e profissionais autônomos

01 de fevereiro de 2021 por Vanessa Brollo
Inspirado pela necessidade de trabalhadores autônomos conseguirem empregos, Nelson Júnior criou em 2017, o Sem Patrão. O aplicativo conecta prestadores de serviço com contratantes, usando geolocalização. Gratuito, qualquer trabalhador pode se cadastrar e prestar um serviço específico. “A ideia de criar o app surgiu em 2013. Na época eu trabalhava em uma loja de informática e vinham muitas pessoas oferecerem seus serviços para mim E eu pensava: ‘Eu posso não estar interessado, mas outra pessoa sim’”, relembra Júnior. Mas foi só em 2017, que o empresário conseguiu tirar o projeto do papel. Com a ideia bem fundamentada, Junior, que também é formado em Gestão em Tecnologia, começou a se movimentar para começar o novo negócio. O aplicativo foi um sucesso, e hoje, três anos depois da criação do app, a ferramenta já possui mais de 50 mil downloads na Play Store e trabalhadores cadastrados em mais de 500 especialidades.
“O crescimento da ferramenta foi exponencial desde a criação. Quando tive a ideia do app, eu não fazia ideia que daria tão certo. Na época, meu objetivo era criar uma segunda alternativa para a minha carreira. Mas tudo que aconteceu foi muito melhor que a expectativa”.
O empresário conta que quando o app foi lançado, a expectativa era conseguir 300 cadastros em seis meses. Mas, só na segunda semana de funcionamento já tinham 1800 pessoas cadastradas entre contratantes e prestadores de serviço. De forma simples, o aplicativo disponibiliza uma lista de serviços que podem ser prestados, desde profissionais especializados em mecânica, beleza até professores de esportes e línguas. Equipado com geolocalização, ele mostra quais profissionais se encontram próximos da pessoa que procura. Também é possível buscar um serviço específico e encontrar os trabalhadores e as cidades que estão localizados. Já para os trabalhadores, o aplicativo conta com um sistema de cadastro simples, no qual é possível escolher a especialidade do prestador de serviço e as qualificações. O app também conta com um sistema de avaliação de cinco estrelas. Desde o lançamento o aplicativo passou por transformações. A grande novidade é o sistema de recompensas, em que os usuários que indicarem o aplicativo ganham moedas dentro do app que podem ser trocadas por produtos no shopping do Sem Patrão, como smartphones, iphones, moto e até um carro 0 km, ou vendidas para outros usuários pelo valor acordado entre eles. Além disso, em sua terceira versão, é possível os usuários cadastrarem fotos dos serviços já prestados e para os contratantes é possível colocar o orçamento e verificar os usuários interessados no trabalho pela geolocalização e valor, otimizando a contratação. “Todas as alterações foram pensadas para a otimização do serviço e ouvindo os usuários”, explica o empresário. “Além disso, a ferramenta também foi uma grata surpresa para os momentos de crise. Sempre que o país passa por um momento complicado, o número de trabalhadores informais crescem pela alta do desemprego. A pandemia, por exemplo, fez muitas pessoas aderirem ao app”, finaliza Júnior. O aplicativo totalmente gratuito está disponível para os sistemas Android (Play Store) e IOS (Apple Store). Para mais informações acesse: www.sempatrao.com.br  
';