Empreendedoras paranaenses driblam desafios e impulsionam negócios em diferentes setores

07 de março de 2025 por Vanessa Brollo

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao 4º trimestre de 2024, mostra que 1,69 milhões de pessoas empreendem no Paraná, e as mulheres correspondem a 32,7%. Divulgado recentemente pelo Sebrae, o estudo revela que 52,4% das empreendedoras optam por estabelecer seus negócios em locais convencionais. Além disso, no Paraná, a maior parte das donas de negócios atuam no setor de serviços, totalizando 2.325, seguido de comércio com 1.236. Outros setores em destaque são indústria, agropecuária, construção e outros, respectivamente.

O empreendedorismo em si, apresenta muitos desafios, especialmente para as mulheres. Mas, apesar dos obstáculos, elas encontram força e resiliência para inovar, crescer e inspirar. Conheça cinco histórias marcantes de empreendedoras de diversos segmentos que estão fazendo a diferença do estado:

Silvania Meire Lelinski, 48, multifranqueada da Jumper! Profissões e Idiomas

Silvania Meire Lelinski iniciou sua trajetória como gerente da Jumper! Profissões e Idiomas, no Paraná em 2018. A rede de ensino conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos. Devido ao seu empenho e dedicação, em 2019 foi convidada pelos seus chefes da época para se tornar sócia da rede. Apaixonada pelo trabalho, Silvania entendeu que sua missão era transformar a vida das pessoas através da educação, mas em 2020 eles foram surpreendidos com a pandemia e precisaram se reinventar. Após reajustarem a rota para as aulas ao novo normal, em 2021, a empreendedora teve Covid, entrou em coma, foi entubada, e viveu uma das piores experiências da vida. Assim que se recuperou e retomou às atividades, passou a estudar para gerir o negócio sozinha e com ajuda de muita terapia, em 2023 comprou a unidade de Imbituva-PR, e passou a tocar a escola, encarando os desafios diários de gestão e liderança. Após vencer essas limitações, em 2024 a empreendedora conseguiu comprar a segunda unidade no Paraná, em Irati, onde começou a trabalhar com a Jumper e desde então, passou a gerir as duas escolas sozinha, sem sócios. Com muita garra e determinação, Silvania colocou as duas redes no eixo e hoje faz planos para o crescimento das unidades em 2025.

 

 

 

Brígida Dal Molin, 46 anos, franqueada do Emagrecentro
 

Desde cedo, Brígida aprendeu que ter o próprio dinheiro significava liberdade. Aos 13 anos, iniciou seu primeiro negócio vendendo doces com uma amiga. Mais tarde, ao se mudar para estudar, encontrou novas oportunidades, vendendo roupas e orquídeas para ajudar a família. Formada em enfermagem, trabalhou como CLT, mas sentia que poderia fazer mais. Foi quando descobriu a Emagrecentro no programa de televisão Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Enxergou na franquia a chance de mudar sua trajetória e investiu. Hoje, 18 anos depois, é proprietária de três unidades da rede, incluindo a unidade de Cascavel, sua primeira conquista, que completa 18 anos em abril. Ao longo da jornada, viu de perto o impacto do negócio na vida das mulheres, tanto clientes quanto empreendedoras. Para ela, empreender é sobre força, transformação e liberdade.

 

 

Keith Drage, 49 anos, franqueada da Anjos Colchões & Sofás

 

Natural de Cascavel, Keith Drage é advogada, mãe de três filhos, João, Mariana e Cecília, e se mudou para São Mateus do Sul/PR há 29 anos. Em 2022, passou por uma situação delicada, enfrentando um divórcio. Nesse mesmo período, entendeu que para passar pelo momento triste, precisava de um novo projeto. Assim, decidiu tirar o sonho do papel e empreender no setor de Casa & Construção. "Eu sempre tive vontade de investir em algo relacionado ao lar das pessoas. Um dia, estava mexendo no Instagram e vi um anúncio da Anjos Colchões & Sofás, lembrei de quando eu passava por uma loja linda da empresa em Curitiba, me veio uma recordação carinhosa. Como eu só ouvia falar coisas boas da marca, entrei em contato com o setor de franquias e fui super bem atendida. Eu não tenho experiência com varejo e pensei que talvez essa poderia ser uma grande barreira para investir na área, mas com o suporte da rede, senti segurança. Inaugurei minha loja em São Mateus do Sul em maio de 2024 e já estamos estudando novas praças para outra unidade esse ano".

 

 

Ana Carolina Ferreira, 35, franqueada da Vaapty


Em 2022, Ana Carolina foi trabalhar pela primeira vez no setor automotivo, mudou de Londrina, no Paraná, para Curitiba, e começou como negociadora na Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Passou por todos os setores do comercial, foi promovida a gestora e um ano depois foi convidada a ser sócia da unidade do Alto da XV. Com o dinheiro de suas economias, ela entrou na sociedade e virou uma das franqueadas da rede.  Para Ana Carolina, ser mulher e empreendedora não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata do setor automotivo. Ela precisou suar para conseguir conquistar o meu espaço e com o tempo e a experiência, venceu barreiras e mostrou sua capacidade e o valor de seu trabalho.

 

 

Ana Maria Trappel, 42 anos, multifranqueada da Bubble Mix


Nascida em Ponta Grossa, cidade a 114 km da capital paranaense, Ana Maria Trappel encontrou no empreendedorismo a oportunidade de ter uma rotina mais flexível para a vida profissional e para a maternidade. Pedagoga e administradora de formação, a multifranqueada da Bubble Mix, rede pioneira de bubble tea no Brasil, resolveu investir em 2023, após deixar um emprego como gerente executiva na cidade vizinha, em Castro (PR). Segundo a franqueada, a escolha pelo empreendedorismo foi decisiva para acompanhar a rotina dos filhos, sendo um deles atípico. Com duas unidades na cidade, Ana celebra a independência financeira e no cotidiano para se dedicar cada vez mais no desenvolvimento dos sonhos e da família.

 

 

 

Maria Brey, 36 anos, franqueada da 3, 2, 1 GO!

Maria Brey, de 36 anos, é franqueada em São José dos Pinhais, PR, da 3, 2, 1 GO!,  rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens completas para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. Jornalista e Administradora por formação, Maria atuava no turismo como freelancer desde 2016, criando roteiros e recomendações baseadas em suas experiências nos Estados Unidos. Em 2023, ao buscar franquias para empreender, conheceu a 3, 2, 1 GO! em uma feira de franchising e firmou parceria após 45 dias de longas conversas. Filha de empreendedores, ela atuava na área da moda, mas sempre teve o turismo como paixão. Maria conta que entre as dificuldades para empreender, sempre há alguma forma de assédio velado e dúvidas sobre a capacidade de realizar alguma função. Para ela, a melhor forma de preparo para vencer as barreiras é através da educação e por isso investiu nos estudos focados em finanças, empreendedorismo e recursos humanos. A franqueada conta que hoje, empreender proporciona uma organização de tempo que antes não existia e agora consegue conciliar sua paixão por viagens com a realização de sonhos de seus clientes.