Ele vende 700 mil sanduíches mês e teve que se reinventar

18 de julho de 2015 por Vanessa Brollo
  Vininha Rodrigo valendo É como entrar em uma fantástica fábrica de sanduíches. Rodrigo Miranda Silva, criador da marca Vininha, tem um espaço, em Curitiba, só para produção e chega a vender 700 mil sanduíches por mês. Vininha 4 valendo Com lojas próprias e franquias, é sim um empresário de sucesso, mas em fevereiro deste ano Partiu Plano B, teve que se reinventar. Essa decisão, segundo ele, foi determinante para a sobrevivência do negócio. Vininha 8 valendo Rodrigo é de Porto Alegre e chegou em Curitiba em 2000 para fazer o planejamento de marketing de uma operadora de telefonia. Em 2002 decidiu se tornar empresário. Junto com um sócio, abriu a primeira unidade do Vininha. Um pequeno negócio  para vender sanduíche recheado com salsicha, vina, para os curitibanos. vininha sanduíche Depois de alguns anos só com telentrega o Rodrigo abriu a primeira loja. Comprou a parte do sócio e seguiu sozinho no caminho do sucesso. A marca Vininha cresceu e o empresário percebeu que poderia lucrar com franquias. Chegou em 2013 com 33 contratos de franquias, 27 lojas e uma super estrutura administrativa em um andar inteiro de um prédio, em Curitiba. “A impressão é que a gente ia dominar o mundo”, brinca o empresário. Vininha 1 valendo Mas o ano de 2014 iniciou lento e depois da Copa do Mundo no Brasil o mercado caiu de vez. E foi neste momento que o empresário decidiu “cortar na carne”. Fechou o mega escritório, reduziu pessoal na fábrica e remodelou a proposta de franquia. Quem quiser investir, agora pode ter uma loja do Vininha, mas também pode ser um distribuidor dos produtos. A ideia é vender em lojas de conveniência, cafeterias, hotéis, escolas e supermercados, onde o cliente terá a chance de levar para casa o produto congelado. As lojas da marca também vão ser diferentes, mais parecidas com cafés. “Decidimos dar alguns passos para trás para garantir um crescimento consistente”, explica. Vininha 9 valendoApesar da estrutura física ter diminuído, o Rodrigo tem 180 pessoas trabalhando no negócio.A mudança, segundo ele, foi determinante para a jornada da marca. “A gente agora traça um plano para chegar até o final do ano que vem em 180 cidades”.  

As dicas do Rodrigo

-Empreender é um caminho sem volta porque você não vai querer outra vida. Apesar das dificuldades você não vai querer voltar para o mercado de trabalho. Se eu quebrar, eu sei me virar com os tipos de problemas que já vivi. -Você vai viver problemas que vão te ajudar a amadurecer, vai se tornar uma pessoa mais escolada, mais bem estruturada para resolver os problemas que vão acontecer. Se prepare para ser um administrador de  “pepinos”. - Você não vai ganhar dinheiro em curto ou médio prazo e talvez a longo prazo, talvez, você ganhe dinheiro. O fator motriz não é o dinheiro, se o dinheiro for o seu objetivo, esqueça. Não tem como montar um negócio pensando em dinheiro. Isso é consequência de muito trabalho e muito esforço. - Então, se prepare para trabalhar bastante. Todo mundo vai achar que você tem dinheiro, a sua marca pode ser forte mas reforço que vai levar tempo para começar a ganhar dinheiro. - Só que é muito prazeroso empreender. Eu  acordo todo dia com vontade de trabalhar e sou um dos últimos a sair. Sou apaixonado pela minha empresa, pelo meu trabalho. - Se prepare para o desconhecido. Como? Se preparando internamente. Eu não posso me abater com as dificuldades externas. É crise, é problema jurídico, são críticas nas redes sociais, que acontecem. Mas como liderança você tem que demonstrar segurança, ser uma fortaleza, por mais difícil que seja o cenário, senão a confiança da sua equipe se abala.   www.vininha.com.br  

E por falar em equipe. Aqui está a galera da fábrica do Vininha

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COMENTÁRIOS
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JOSE HENRIQUE
13 de novembro de 2023 Responder
Tinha uma franquia aqui em minha cidade, americana-sp, há uns 10 anos, não durou 3 meses. Produto muito ruim e caro, só massa. Não foi culpa da economia nem nada.
ROOBEE
08 de fevereiro de 2023 Responder
Parece que não tem +. Ao ligar para o número indicado, não existe. E que no lugar há outra coisa: chato.
VANESSA BROLLO
08 de fevereiro de 2023 Responder
Olá, tudo bem? Fiz essa reportagem em 2015, ele deve ter fechado mesmo. Que pena né? Obrigada por acessar o blog
RODRIGO ROSA
08 de fevereiro de 2023 Responder
... que legal. Alias conheci o (outro!) Rodrigo. Foi namorado de uma amiga em comum/e esteve num niver meu com ela há tempos _aqui em POA. E está de aniversário hoje (felicidades mesmo quem nem leia). CWB é bacana. Aqui em POA a coisa meio que saturou. E que mantenha o negócio. Alias (man)ter alguma coisa no país complicado até.
LETÍCIA
20 de julho de 2015 Responder
Vanessa, muito boa matéria, muito especial!
FERNANDA
20 de julho de 2015 Responder
Realmente é difícil crescer em época de crise, mas ele deu uma aula de como se manter motivado mesmo na atual situação do nosso país. Equilíbrio e consciência são palavras chaves para manter a serenidade. É melhor crescer devagar e sempre mesmo. Parabéns por mais uma história inspiradora! Ah, e eu adoro vininha... rsrsrs Beijo!!!
VANESSA BROLLO
20 de julho de 2015 Responder
Sim Fer, adoro Vininha também rsrsrs.O Rodrigo é realmente um empreendedor inspirador. Conta sua história com brilho nos olhos e é um apaixonado pela própria empresa. Mas também tem os pés no chão e por isso consegue manter o sucesso do negócio. Obrigada pelo apoio de sempre. Beijos
VANESSA BROLLO
20 de julho de 2015 Responder
Ele é ótimo não é Letícia? E você, que é empresária, deve ter se identificado com as dificuldades e com a dicas dele também. Beijos e obrigada pela visita
FRANCIELLE
20 de julho de 2015 Responder
Oi Vanessa, tbm sou de Curitiba e adorei seu blog :D Parabéns pela dedicação! Já te favoritei aqui. Beijos, Fran
VANESSA BROLLO
20 de julho de 2015 Responder
Oi Fran. Obrigada, obrigada mesmo.Toda semana tem uma história nova. Vai ser um prazer ter a sua companhia por aqui. Beijos
MARILUCIA
21 de julho de 2015 Responder
Conheci a empresa Vininha, em 2004, quando tinha a revista Inverso. Adorei saber que ainda estão no mercado e se reinventando. É por ai mesmo, na crise saímos da zona de conforto e achamos novos caminhos. Parabéns pela matéria, Vanessa.
VANESSA BROLLO
21 de julho de 2015 Responder
Sim Marilucia acredito que sempre tem um novo caminho, basta acreditar. Fico feliz que tenha gostado da matéria. Beijos e obrigada pela visita ao blog
PAULO SILVEIRA
06 de abril de 2020 Responder
Oi Vanessa. Inspirador mesmo. Converse com os ex-franqueados dele para vc ter mais detalhes.
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