O Célio Alves é funcionário de uma multinacional do ramo automotivo e sempre tira férias perto da Páscoa, mas não é pra viajar não. É nessa época que pode se dedicar integralmente ao Plano B que tem na vida profissional, uma pequena fábrica de chocolates.

Na multinacional, ele entrou aos 13 anos como office boy e hoje, aos 45, é analista de logística sênior. Foi na empresa que ele comprou um bombom de morango de um amigo. Se interessou em aprender a fazer o tal bombom e não parou mais. Depois de conhecer o básico praticamente sozinho, foi atrás de cursos e hoje é considerado um chocolatier, ou seja, um especialista em chocolates.Este ano ele me contou que deve manipular 300 quilos de chocolates para dar conta das encomendas de ovos e trufas. Formado em Administração de Empresas e com pós em Gestão Estratégia de Negócios, ele tem bem claro o objetivo que tem com o chocolate que vende. Fazer com que a pessoa que receba se sinta especial.

Acho que o Célio é um ótimo exemplo para quem tem um trabalho fixo mas que também quer manter um Plano B, porque levou para a faculdade essa discussão. O tema do trabalho de conclusão da pós foi: Os desafios do empregado empreendedor no ramo da chocolateria. E uma da conclusões foi que o mais importante é não misturar as coisas, ou seja, se está na empresa foque na empresa e se está trabalhando com chocolate, só pense no chocolate. Parece simples, mas é preciso muita disciplina, até porque na fábrica, fora do período da páscoa ele trabalha mais nos finais de semana e a noite.

O Célio também percebeu que era preciso ter uma equipe e foi dentro de casa que ele conseguiu, as filhas Monalisa e Talita já trabalham na divulgação dos produtos.É essa divulgação em feiras e eventos, aliás, que garante as boas vendas. Mas segundo Célio, o melhor vendedor é realmente quem compra e que acaba indicando o produto para outras pessoas. Por isso, uma das dicas do chocolatier é dar amostras para que o seu cliente conheça realmente o que você faz.
As dicas do Célio:
-Além de um produto de excelente qualidade é importante ter diferenciais, no caso do Célio ele consegue fazer trufas personalizadas com dois sabores, por exemplo.
- Conheça o seu público. Para isso, escolha alguns clientes para enviar amostras sempre que você estiver desenvolvendo um novo produto.
- Se vai continuar com seu emprego, lembre que sua mente deve estar focada no seu trabalho enquanto estiver lá.
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