Foi no dia 14 de junho de 2014, no início da Copa do Mundo no Brasil, que fiz o primeiro post do blog Partiu Plano B veja AQUI e me tornei blogueira. O tema empreendedorismo sempre me encantou e quando era repórter de TV eu tive a oportunidade de fazer muitas matérias sobre o assunto. O Partiu Plano B nasceu de uma necessidade pessoal, como jornalista, de dar boas notícias e também de uma curiosidade de saber de onde vem a coragem das pessoas que decidem mudar radicalmente de vida. Ok, então vou fazer um blog. Por onde começar? No meu caso, contratei uma amiga designer que fez o básico, montou o blog no wordpress, fez a página no facebook e deu todas as dicas iniciais para que eu pudesse começar a postar. Li TUDO o que encontrei na internet sobre o assunto, entrei em grupos no facebook. Também encontrei gente oferecendo milagres para conseguir acessos no blog, ou como ganhar dinheiro com o blog. Claro que tudo muito caro e eu não acredito em resultado sem trabalho, então, nem pensar. Nas minhas pesquisas todas as pessoas falavam a mesma coisa, que era preciso focar no conteúdo, que os resultados apareceriam se você investisse no conteúdo do seu blog. E assim eu fiz. Mas tem que ter paciência viu? Teve um dia que o blog teve mais de 3 mil acessos, meu recorde de audiência. Hoje já consigo ter uma média de 600 visualizações diárias, mas no começo eram 30, incluindo minha mãe, tias e vó, que acham tudo lindo, só que são suspeitas, a minha irmã, que revisa os posts até hoje e implica com os espaços errados que eu deixo, meu marido e minha filha adolescente que só lê depois que eu imploro rsrs. Não é fácil viu?
Como tenho dois empregos, marido, filha, cachorra e gata para cuidar e ainda faço ballet, sim ballet,veja AQUI, consigo postar uma vez por semana . Sei que não é muito, mas essa é uma dica importante ( tem mais dicas no final do post), se a proposta é uma vez por semana não pode furar. Eu sou bem exigente e em um ano fiz até postagens a mais, mas nunca deixei de cumprir o acordo que fiz comigo mesmo.Você também precisa arrumar tempo para se dedicar, no meu caso é de noite, depois do trabalho. Gasto pelo menos 2 horas por dia, inclusive nos finais de semana, para cuidar do blog, divulgar nas redes sociais, pensar em novos temas, no meu caso marcar as entrevistas. Muito trabalho, mas muito prazer também. Neste ano conheci muita gente interessante, muitas histórias lindas e inspiradoras para os leitores e pra mim também. Percebi que o que é bom, o que está dando certo, também tem público garantido. Também ganhei a etapa Estadual do Sétimo Prêmio Sebrae de Jornalismo, veja AQUI a matéria que foi escolhida. Estou aprendendo muito e tendo cada vez mais certeza que todo sonho é possível Claro que você está se perguntando se eu já ganho dinheiro com o blog. Ainda não, mas tenho certeza que isso vai acontecer em breve.
- Vai fazer um blog? Procure um assunto que você goste muito e que tenha alguma utilidade para quem vai ler. No meu caso meu objetivo é inspirar, com exemplos, as pessoas quem pensam em mudar de vida, em Partir Plano B. Também defina o seu público, pense para quem você quer falar.
- Escolheu o tema? Agora invista no conteúdo, faça textos curtos, escolha boas imagens, se for fazer vídeo capriche na produção, mesmo que seja em casa. E claro, esse conteúdo tem que ser feito por você. Parece óbvio, mas tem gente que copia conteúdo de revistas, de outros blogs. Não dá né?
- Use e abuse das redes sociais para divulgar os seus posts. Depois que eu fiz um curso com a professora Liliane Ferrari ( procure por ela na internet), o Facebook para Negócios, minha mente abriu. Percebi que usava as redes sociais de maneira incorreta. Uma das dicas da professora, por exemplo é não se iludir com o número de curtidas na sua página, não adianta 10 mil curtidas e pouca interação . Ah, e responda a todo mundo que deixar um comentário, seja no seu blog ou na página do facebook, valorize cada leitor.
- E, finalmente, a dica de todo empreendedor que eu entrevisto. Não desista!